Ficar muito tempo sentado pode trazer danos à saúde

Permanecer sentado durante muitas horas é fator de risco para doenças coronárias


Grande parte dos trabalhadores brasileiros executa suas tarefas profissionais sentados. Mas, por mais que cadeiras e mesas sejam ergonômicas, permanecer sentado durante muitas horas do dia pode trazer uma série de danos à postura e à saúde. Isso porque o corpo humano não foi projetado para passar a maior parte do dia em uma única posição, mas para se movimentar constantemente.

 De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas Biomédicas de Pennington, na Louisiana, nos Estados Unidos, permanecer sentado durante muitas horas é um fator de risco para doenças coronárias, além de causar danos à coluna e aos ombros e prejudicar a circulação de sangue para o cérebro. Dessa forma, quem não pode se dar ao luxo de mudar a posição de trabalho pode recorrer a alguns exercícios para amenizar os danos causados pela posição.

É consenso entre especialistas -- médicos, fisioterapeutas, profissionais formados em cursos como o de educação física bacharelado EAD -- a necessidade de compensar as horas passadas na cadeira. Segundo eles, o indicado é levantar por dez minutos para cada hora sentado, ou por cinco para cada meia hora. Durante este período compensatório, contudo, é importante não ficar parado, mas realizar atividades como caminhada ou exercícios leves.

Entre as atividades que podem ser feitas com tranquilidade em ambientes de trabalho estão os alongamentos. Abaixo, confira duas opções para realizar no escritório:

  1. Em pé, comece girando o pescoço para aliviar a tensão nos ombros. Em seguida, separe os pés na largura dos quadris e estique os braços para cima como se estivesse empurrando algo, lembrando sempre de manter os ombros afastados das orelhas. Essa ação contribui para aumentar o espaço entre as vértebras da coluna, aliviando a compressão dos discos intervertebrais.

  2. Em seguida, flexione os joelhos e, ainda com os braços erguidos, segure os cotovelos. Incline lentamente o tronco para frente, com o objetivo de encostar o abdome nas coxas. Mantenha a barriga levemente contraída, relaxe os ombros e o pescoço, e desfrute do alongamento de toda a cadeia de músculos posteriores, incluindo os isquiotibiais e os músculos da região lombar. Lembre-se de permanecer em ambas as posturas por um período de 30 segundos.