Festival gastronômico online une chefs em combate ao coronavírus e suas consequências

Programação com aulas de culinária quer sensibilizar as pessoas sobre a importância do isolamento social, além de apoiar os pequenos negócios gastronômicos


Cozinheiros, produtores, donos de bares e restaurantes, se uniram para realizar o festival gastronômico "Cozinha em Casa", uma iniciativa online agendada para ocorrer de 24 a 27 de março e de 30 de março a 03 de abril, com a transmissão de aulas de culinária que visam criar uma rede de cuidado coletivo para sensibilizar as pessoas sobre a importância do isolamento social para conter o coronavírus.

O festival online também quer compartilhar dicas e ideias sobre como uma alimentação mais consciente pode beneficiar as pessoas ao nosso redor, além de incentivar que os consumidores apoiem os pequenos negócios gastronômicos usando o sistema delivery, já que esse momento delicado afeta também o segmento gastronômico.

Na programação, nomes de destaque da gastronomia regional como Vitor Pompeu, chef de cozinha dos restaurantes Sauá (Gonçalves-MG) e Moringa Mantiqueira (Campos do Jordão-SP), um dos principais incentivadores dos pequenos produtores na região da Mantiqueira, Gabriel Ribeiro, também do Moringa Mantiqueira (Campos do Jordão-SP), além de Anouk Migotto, do aclamado Donna Pinha (Santo Antônio do Pinhal-SP) e André Aquino, cozinheiro que faz sucesso na internet com o projeto "Cozinha Pra Machos" e sócio do restaurante Peperone (Taubaté-SP).

Também estão no festival o bartender Caio Bonneau (Ubatuba-SP), eleito um dos melhores do Brasil em festival nacional de cachaça, Melissa Toffani da Sweet Mel (São José dos Campos-SP), especialista em confeitaria francesa que já esteve no reality "Que Seja Doce" (GNT), Felizardo Ricardo, do Buda Street Food (Ilhabela-SP) que recentemente cozinhou para celebridades na Ilha de Caras.

Ainda de São José dos Campos, Mariana Grassi e Vitor Savastano, dupla que faz sucesso na área da alimentação saudável com o negócio Hora do Pote e Thais Okamoto do Espaço Gourmet Chef Thais Okamoto, que é uma referência em pescados e frutos do mar na região e idealizadora de um dos primeiros co-working gastronômico da região.    

MOVIMENTO

Nas redes sociais, chefs famosos como Bel Coelho, do restaurante Clandestino, Renata Vanzetto, das casas Marakuthai, Ema, Matilda, entre outras, e André Mifano, do Lilu, já encabeçam um movimento intitulado "S.O.S Bares e Restaurantes", alertando sobre um possível colapso no setor, por conta da crise mundial do coronavírus, que pode comprometer cerca de 6 milhões de emprego no Brasil.

"Seres humanos, arrimos de família, precisam daquele sustento. O que fazemos com os colaboradores durante a paralisação? Como quitar dívidas com fornecedores que são pequenos como nós? Para evitar a quebra de muitos e a demissão em massa, precisamos de ajuda", escreveu a cozinheira Bel Coelho, ao enumerar pontos que exigem a participação do Governo, como a suspensão de impostos por pelo menos 90 dias.

SERVIÇO

O festival gastronômico online "Cozinha em Casa" é uma iniciativa do Degusta Vale agendada para os períodos de 24 a 27 de março e 30 de março a 03 de abril, com transmissão das aulas de culinária pelo Instagram de cada um dos convidados. Confira programação:

  • 24/03 - André Aquino (Cozinha Pra Machos), às 20h
  • 25/03 - Caio Bonneau (Raízes), às 20h
  • 26/03 - Melissa Toffani (Sweet Mel), às 19h
  • 27/03 - Anouk Migotto (Donna Pinha), às 11h30
  • 30/03 - Mariana e Vitor Savastano (Hora do Pote), às 17h
  • 31/03 - Vitor Pompeu (Sauá e Moringa Mantiqueira), às 20h
  • 01/04 - Felizardo Ricardo (Buda Street Food), às 16h
  • 02/04 - Gabriel Ribeiro (Moringa Mantiqueira), às 20h.
  • 03/04 - Thais Okamoto (Espaço Gourmet), às 11h.