Faixa leste do Brasil poderá ver eclipse lunar penumbral no fim da tarde desta sexta-feira

Fenômeno celeste terá início às 16h26 (horário de Brasília)


Eclipses são eventos que têm despertado cada vez mais a atenção de cientistas, que têm oportunidade de entender o comportamento dos três astros envolvidos em um alinhamento orbital, em estudo aprofundado  do contexto da mecânica celeste, diferente da ótica das transformações e impactos no comportamento humano, como é feito na Astrologia.

E o mês de junho chega trazendo duas fortes efemérides no céu, sendo a primeira delas nesta sexta-feira (5). O mês terá dois eclipses: um lunar penumbral na tarde desta sexta-feira e outro solar no dia 21. A projeção do eclipse sobre a América do Sul vai abranger uma faixa no leste brasileiro, desde o Nordeste até o Sul.

Um eclipse lunar é quando a Terra se coloca entre o Sol e a Lua. É chamando eclipse penumbral quando o satélite natural é encoberto em uma faixa parcial pela sombra da Terra, com menos brilho do que seria se a luz do Sol fosse toda obstruída pelo nosso planeta, ou seja, em sua faixa umbral.

Moradores dos estados das regiões Sul e Sudeste serão privilegiados, desde que tenham o céu sem nuvens, a partir das 17h, como é o caso de São Paulo. O fenômeno terá duração de 3 horas, 18 minutos e 13 segundos, e ser visto ainda em países da Europa, África, Ásia e Austrália.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o início do eclipse parcial poderá ser acompanhado  a partir das 17h. O auge do evento está previsto para às 17h54 e seu encerramento às 18h44, ou seja, quando a Lua surgir no horizonte leste, o eclipse já estará em andamento.