Escolas de Guaratinguetá ganham kit de geração solar de energia em gincana cultural

Gincana faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, do Programa de Eficiência Energética da EDP


A EDP, distribuidora de energia elétrica, por meio da gincana cultural Xô Desperdício, premiou duas escolas municipais de Guaratinguetá com um kit completo de geração de energia solar para a economia de energia. A EMEIEF Prof. João Mendes Filho e EMEIEF Profa. Aliete Ferreira Gonçalves ficaram entre as dez vencedoras do concurso que envolveu 43 unidades de ensino e mais de 18,5 mil alunos

A Gincana faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, do Programa de Eficiência Energética da EDP, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é apoiado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). O concurso teve como objetivo incentivar a preservação dos recursos naturais e a utilização segura e eficiente da energia por meio de atividades com a comunidade escolar.

Foram 43 unidades de ensino participantes, envolvendo mais de 18,5 mil alunos de 25 municípios. Dez escolas foram vencedoras. As escolas foram convocadas a cumprir determinadas tarefas transformadas em vídeos publicados na plataforma do YouTube, em conta especialmente dedicada à gincana cultural.

As temáticas se baseiam no uso racional e seguro da energia elétrica, o meio ambiente e a sustentabilidade, buscando combater o desperdício da energia e promover bons hábitos de consumo dentro e fora do ambiente escolar. A realização das atividades envolveu os alunos, educadores e familiares.

Os dez vencedores da competição foram definidos a partir do maior número de curtidas dos vídeos, sendo que a quantificação foi relacionada com o tamanho da população do município, conforme o Censo 2010 do IBGE, para que a disputa fosse justa entre as cidades.

A escolas ganharam um kit completo de geração solar de energia com placas fotovoltaicas, com capacidade de geração de 2,5 Kwp, o que corresponde aproximadamente a 300 KWh/mês. No Vale do Paraíba, quatro escolas foram vencedoras, nos municípios de Guaratinguetá, Potim e Cruzeiro.  

"Ver o engajamento das escolas durante o período da Gincana foi muito gratificante. O concurso teve o envolvimento de toda comunidade escolar e ultrapassou os muros dos colégios participantes, disseminando conhecimento sobre uso seguro e eficiente da energia aos familiares, amigos e vizinhos", afirma Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP.

Mais de 74 mil alunos de 72 escolas foram envolvidos na última edição do concurso cultural. Os vídeos tiveram mais de 100 mil visualizações e 26 mil curtidas.