Equilíbrio físico, mental e emocional, harmonizado ao meio em que vivemos fortalece sua imunidade

Há uma frase na Medicina Tradicional Chinesa que diz "quando o correto está pleno não há lugar para o perverso"


A chegada do inverno, traz dias frios e preocupações com doenças respiratórias. Lembramos nesse momento do nosso sistema imunológico. Porém, devemos levar em consideração como o nosso corpo está funcionando, cada órgão, não apenas em sua função isolada, mas na combinação entre nossos sistemas: cardíaco com respiratório, neurológico e muscular, dentre outros. Todas as partes têm uma função fundamental no funcionamento geral do nosso corpo e ele encontra-se sempre em constante busca de equilíbrio com as características ambientais geográficas e climáticas.

Por esse motivo uma conjunção de fatores, porém o mais importante é o equilíbrio físico, mental e emocional, harmonizado ao meio em que vivemos.

Podemos notar que em períodos de calor, a transpiração aumenta, enquanto no inverno ela diminui e urinamos mais." Fortalecer nossas defesas não significa brigar contra o clima, mas sim estarmos equilibrados para interagir com ele da melhor maneira", ressalta a Nutricionista e Terapeuta Lisyanne Sugai.

Outro fator fundamental é a questão emocional, pois a maneira como sentimos, significamos e vivemos a vida, interfere diretamente em nossa mente e consequentemente no funcionamento metabólico e sistema imunológico!

Questões emocionais interferem diretamente na alimentação, afinal podemos comer por tristeza, ansiedade, estresse, angústia, alegria ou euforia, dentre outros e Lisyanne Sugai complementa "comer movido por uma emoção não tem relação com necessidades nutricionais e na maior parte desses casos, é quantificada a alimentação, perdendo a qualidade necessária à saúde, podendo desenvolver vícios e compulsões que pioram ainda mais o quadro".

E nessa busca do equilíbrio, é interessante levarmos em consideração a nossa alimentação que está relacionada às diferenças culturais, geográficas e climáticas e, é diretamente influenciada por fatores ambientais. Em cada estação do ano buscamos o consumo de alimentos mais ou menos calóricos, mais ou menos hidratados, a depender do clima frio ou quente.

Cada estação do ano tem a sua peculiaridade e com o frio chegando é importante começarmos o nosso fortalecimento já no outono!

 Vamos às dicas da nutricionista e terapeuta Lisyanne Sugai:

Na alimentação incluir alimentos antioxidantes, temperos apimentados e os naturais (cúrcuma- açafrão, curry, cravo, tomilho, alecrim, manjericão, sálvia, coentro, hortelã, salsinha, cebola, alho, pimenta, noz, moscada), linhaça, gengibre, PEIXES, algas marinhas - kombu &hijiki -, pasta de missô orgânico, quefir, castanhas do Pará e de caju, pera, GOOJI BERRY, aveia, noz moscada, raiz forte, inhame, banchá.

Evitar principalmente pela manhã alimentos gelados. Prefira alimentos cozidos aos crus.

Atentar a suas emoções, olhando para seu eu interior agindo na direção do seu autoconhecimento, respeito e amor próprio.

Essas práticas são fundamentais para fortalecer o seu sistema imune!

Ela vai de encontro a estarmos com a imunidade plena, pois com o nosso sistema de defesa em ordem não ficaríamos doentes. Parece simples? Sim!

É o que condiz com "o correto estar pleno"; com o funcionamento do sistema imunológico funcionando bem!