Entenda a influência das cores em cada ambiente


Que os tons de branco são os mais presentes nos ambientes todos já sabemos. Mas o que muita gente não sabe é que tanto o branco quanto as demais cores existentes influenciam não só no visual, mas também nas sensações percebidas em cada cômodo. 

É possível utilizar as cores sozinhas ou combinadas a outras - incluindo o branco, seja em todas as paredes, em apenas algumas ou só em detalhes, como rodapés, batentes e portas. Mas como escolher a tonalidade certa para cada ambiente? Confira!

Use as cores e potencialize a beleza do ambiente 

Antes de partir para a escolha das tintas em si, é importante fazer uma análise cuidadosa do ambiente. Pense em como as cores escolhidas vão dialogar com os móveis do espaço - sejam os já existentes ou os que serão comprados para uma nova decoração. Os objetos, como quadros, vasos, esculturas, tapetes, almofadas, cortinas, também devem ser considerados, caso a ideia não seja trocá-los. 

Depois, é a hora de definir os tons a serem utilizados. As cores podem ter efeito direto nas emoções e sensações do ser humano - como na cromoterapia, em que as cores são utilizadas com função terapêutica - e é preciso ter isso em mente no momento de definir as tintas do ambiente. 

Amarelo: associado à criatividade e à inteligência, estimula o raciocínio.

Vermelho: cor bastante estimulante, afasta o desânimo e os sintomas de depressão. No quarto é preciso ter cuidado para usá-la, pois ela pode interferir no sono.

Laranja: cor relacionada à reconstrução e à melhora de sintomas emocionais. Revigorante.

Azul: cor da serenidade e da paciência, tranquiliza a mente e o corpo e auxilia na melhora da qualidade do sono.

Verde: relacionada ao equilíbrio e à calma, energizando o corpo e a mente. Indicada para todos os tipos de ambiente.

Lilás ou violeta: relacionada ao misticismo e ao espírito, auxiliando no reequilíbrio emocional.

Rosa: cor da união e do amor, indicada para trazer quietude e afeto aos sentimentos. 

Leve em conta também a iluminação do ambiente: lâmpadas amareladas “esquentam” as cores, enquanto as lâmpadas brancas “acendem” os tons, tornando-os mais abertos. Busque os simuladores online, que permitem testar as cores nos ambientes virtualmente antes de aplicá-las.