Embraer realiza voo inaugural do jato E195-E2

O E195-E2 é o maior avião doméstico produzido no Brasil e também o mais eficiente do mundo para rotas domésticas




A Embraer realizou o voo inaugural de mais uma aeronave da família E-Jets. O E195-E2, maior integrante da linha, decolou pela primeira vez na quarta-feira (29), antes da previsão inicial.

O E195-E2 é o maior avião doméstico produzido no Brasil e também o mais eficiente do mundo para rotas domésticas. O voo inicial estava programado para o segundo semestre deste ano, porém ocorreu apenas três semanas após a cerimônia de apresentação do jato.

A aeronave decolou às 11h22, horário de Brasília, da unidade da Embraer em São José dos Campos e voou por duas horas, marcando assim o início da campanha de certificação da aeronave. A tripulação foi composta pelos pilotos Márcio Brizola Jordão e José Willi Pirk, além dos engenheiros de voo Celso Braga de Mendonça e Mario Ito.

"Com nível de eficiência único, o E195-E2 oferece aos nossos clientes a oportunidade de desenvolver novos mercados com maior lucratividade sem comprometer a competitividade de custo unitário. É uma máquina de geração de resultado", disse John Slattery, Presidente & CEO, Embraer Aviação Comercial.



A Embraer utilizará dois aviões na campanha de certificação do E195-E2. O primeiro protótipo será utilizado nos ensaios de aerodinâmica e desempenho, enquanto o segundo avião, que também deve realizar o voo inaugural até o fim deste ano, será empregado na validação de tarefas de manutenção e de interior.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras será a primeira empresa aérea a operar o E195-E2. O contrato da Azul com a Embraer é para até 50 aviões, sendo 30 pedidos firmes e 20 direitos de compra. Os jatos E195-E2 da Azul terão configuração de 130 assentos em classe única, com a aeronave entrando em operação no primeiro semestre de 2019.

Os E2 alcançaram 275 pedidos firmes, sendo 90 para o E195-E2, além 415 opções e direitos de compra e cartas de intenção, totalizando 690 compromissos de companhias aéreas e empresas de leasing (locação financeira).

Primeiro voo do Embraer E195-E2 março 2017