Embraer celebra 50 anos com visão de futuro

Expansão na unidade de SJC é anunciada durante comemoração


A Embraer celebrou nesta segunda-feira (19) o aniversário de 50 anos de fundação em uma festa na sede da empresa, em São José dos Campos. O evento reuniu funcionários, autoridades e parceiros comerciais. Esta foi uma das atividades que a empresa preparou para ao longo de todo o ano relembrar e comemorar suas cinco décadas de conquistas, desafios superados e inovações tecnológicas, como uma das mais importantes no setor aeronáutico.

Para compartilhar essa jornada e resgatar detalhes históricos, a Embraer tem promovido ações globais de exposição pública que permeiam uma agenda especial no Brasil e no exterior, como participação em eventos e airshows nas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia, voos demonstrativos, exposição de aeronaves atuais e antigas e um livro comemorativo.

Atualmente, com aproximadamente 18 mil funcionários diretos em todo o mundo, a Empresa conta com iniciativas de valorização das suas pessoas, destacando as histórias de competência, ousadia e coragem daqueles que ajudaram a construir a Embraer, fundada em 19 de agosto de 1969.

Sediada no Brasil, a empresa global atua nos segmentos de Aviação Comercial, Executiva & Agrícola, Defesa & Segurança e Serviços & Suporte. Projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves, sistemas e suporte ao cliente. Neste meio século, a Embraer entrou em um mercado muito competitivo, enfrentou e superou as turbulências, sempre acreditando na excelência para explorar novos horizontes. Impulsionada pela ousadia que em 50 anos sempre a posicionou como uma Empresa inovadora e além do seu tempo, a Embraer está mais do que pronta para continuar alçando voos cada vez mais altos pelos próximos 50 anos.

Expansão da unidade Eugênio de Melo, em São José dos Campos

A Embraer anunciou hoje, durante cerimônia de comemoração dos 50 anos da companhia, um investimento de US$ 30 milhões na expansão da unidade de Eugênio de Melo, em São José dos Campos. Com a construção de novas instalações, o local passará a ter capacidade para mais de 4 mil funcionários, quase o triplo dos atuais 1.500 profissionais que trabalham nas áreas de manufatura, desenvolvimento, engenharia, testes estruturais e de sistemas, centro de formação de pessoas, entre outras atividades administrativas e de pesquisa.

"O futuro da indústria aeronáutica brasileira passa pelo que sonhamos e construímos juntos hoje. É assim que entendemos ser a melhor homenagem que podemos prestar aos 50 anos da Embraer", disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. "Ao anunciar a expansão da unidade de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, reforçamos o compromisso com as nossas pessoas e com a comunidade local, que são parte da nossa visão estratégica de crescimento contínuo e sustentável."

Ao menos 600 vagas temporárias foram criadas para a construção de quatro novos prédios. Um deles se tornará o centro global de engenharia e tecnologia da empresa e outro será dedicado ao atendimento e treinamento de clientes, abrigando simuladores de voo e outras tecnologias para prover instrução de procedimentos técnicos aos operadores de aeronaves da companhia. Também estão contemplados no projeto um prédio para áreas administrativas e um centro histórico dedicado aos 50 anos da Embraer e avanços da indústria aeronáutica nacional.

A Embraer realiza ainda melhorias e ampliações das instalações existentes, como restaurante, portarias, plataformas de ônibus e estacionamento. A conclusão da obra está prevista para o último trimestre deste ano e aumentará a área construída e de lazer dos atuais 70 mil metros quadrados para 110 mil. A unidade está localizada em um terreno de 530 mil metros quadrados e iniciou as operações em 2001.