Doze prefeitos do Vale do Paraíba são selecionados para Projeto Inovador 2018

Homenagem acontecerá durante o Fórum de Cidades Digitais em Monteiro Lobato nesta quinta


Doze prefeitos do Vale do Paraíba foram selecionados pela Rede Cidade Digital (RCD) para receber o título de Projeto Inovador 2018, por iniciativas tecnológicas implantadas nas localidades. A homenagem será durante o Fórum de Cidades Digitais da região, nesta quinta-feira (18), em Monteiro Lobato.

O evento, promovido pela RCD em parceria com a Prefeitura de Monteiro, reunirá prefeitos, gestores e vereadores para tratar de tecnologia no processo de desenvolvimento das localidades e na melhoria dos serviços prestados à população. “Os Projetos Inovadores reforçam a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação como estratégicas para maior eficiência da gestão pública. Eles foram selecionados com base nas publicações das próprias Prefeituras e completam o objetivo do Fórum que é o de trazer experiências bem-sucedidas para os municípios que buscam resolver através da tecnologia os mais diversos problemas”, explica o diretor da RCD, José Marinho.

Quatro Projetos Inovadores serão apresentados no encontro, que tem o objetivo, conforme reforça o diretor da RCD, de promover a troca de experiências, facilitando o acesso também a diversos serviços de mercado. Caraguatatuba, Monteiro Lobato, Santo Antônio do Pinhal e São José dos Campos são os casos de sucesso confirmados.

Para a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito, o Fórum marca uma nova fase para os municípios da região. “Eu acredito que o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Paraíba será um marco para os gestores públicos da região e, principalmente, para os servidores que contribuem diariamente para o desenvolvimento local e qualidade de vida das pessoas. Apresentar novos modelos de trabalho, baseados em tecnologias de informação e comunicação, irá facilitar e dar mais qualidade aos serviços públicos. Eu, como prefeita, me sinto na obrigação de promover a inovação e planejar o futuro desde já. Isso é importante agora e será fundamental para os novos governos que virão”.

As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Paraíba são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. O evento tem o patrocínio ouro da 1DOC, Facens/Grupo Splice e da EDP; prata da Fleeter App; e bronze da Adonai Mercado, além do apoio do restaurante Resgate Caipira.

Estarão presentes os representantes das seguintes cidades com os respectivos projetos:

São Sebastião - Rede Inteligente

Guaratinguetá - Tecnologia na Educação

Lorena - Georreferenciamento

Cachoeira Paulista - Cidade Digital

Potim - Modernização de Sistemas de Gerenciamento

Queluz - Informatização da Saúde

Jacareí - Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação

Caçapava - Levantamento topográfico por veículo Aéreo Não Tripulado

Caraguatatuba - Secretaria de Tecnologia da Informação

Monteiro Lobato - Cidade Inteligente, humana e encantada 2030

Santo Antônio do Pinhal - Sistema de Segurança com Videomonitoramento

São José dos Campos - Cidade Inteligente