Do Paraná ao Rio de Janeiro: quatro cidades próximas de São Paulo para aproveitar o frio

Dias mais gelados já estão ocupando boa parte das semanas e, a partir do mês que vem, Sudeste receberá o inverno de 2019


Às 12h54 do dia 21 de junho começará o inverno brasileiro, estação famosa pelos dias gelados e, em determinadas cidades do país, com marcas que beiram o zero grau. Em São Paulo, essa foi a temperatura registrada na Capela do Socorro, bairro da zona sul da capital, no inverno do ano passado.

Apesar disso, a maior parte deste período é permeado por temperaturas frias, não congelantes. A média é de 21°C, segundo as consultorias climáticas -- temperatura que permite aproveitar o frio sem tanto sofrimento.

O inverno também é a época do ano em que turistas interessados em curtir o frio procuram destinos -- os paulistanos, por exemplo, costumam lotar as ruas e os restaurantes de Campos do Jordão e São Francisco Xavier, além de outros menos explorados, como Paranapiacaba, Americana e Holambra, no estado.

Fora dele, há ainda municípios mineiros (Poços de Caldas, Pouso Alegre, Monte Verde), fluminenses (Petrópolis) e paranaenses (Curitiba, Morretes, Paranaguá) na lista de lugares para passar alguns dias de frio.

Para ajudar os turistas paulistanos a encontrar cidades para visitar na temporada fria, que começou em março com o outono e vai se prolongar até setembro, quando chega  primavera, indicamos quatro cidades próximas a São Paulo para viagens que podem durar apenas um final de semana.

Morretes - Paraná

Localizada na Serra do Mar entre Curitiba e Paranaguá, no Paraná, a pequena cidade de Morretes é famosa por seu prato típico: o barreado. Originalmente uma iguaria portuguesa, a receita foi modificada ao longo da história por italianos e por índios da região. Hoje, a cidade vive em torno da receita famosa e dos charmosos restaurantes que servem o prato diante do Rio Nhundiaquara, que corta o vilarejo.

Além do barreado e do charme da estação de trem e da estrada, Morretes é também um destino histórico: fundada em 1721, ela só se tornou cidade em 1841, quando já era rota dos aventureiros paulistas em busca de ouro, o que fez com que progredisse economicamente e abrigasse a construção de grandes casarões, até hoje intactos.

Por sua posição geográfica, Morretes é tão ou mais fria que Curitiba, uma das capitais mais geladas do Brasil. O clima não passa dos 21°, mas há registros de dias com até 8°. O caminho é geralmente feito a partir da capital paranaense, onde há duas formas interessantes de chegar: por trem - uma viagem de cinco horas - ou por carro, pela Estrada da Graciosa. É possível ainda comprar bilhetes de ônibus ou contratar o serviço de aluguel de carros em Curitiba, ambos disponíveis na estação rodoferroviária da cidade.

Curitiba - Paraná

Famosa por seu planejamento urbano, pelos extensos e variados parques e também pelo frio (a temperatura média entre julho e agosto é de 11°), a capital paranaense é um dos destinos ideais para paulistas que querem sair por alguns dias da rotina. É o que faz, por exemplo, a advogada Marina Ibrahim, de Americana, no interior do Estado.

"Como estamos próximos de São Paulo, costumo passar alguns finais de semana em Curitiba durante o inverno. Saio do escritório às 17h, vou para a capital, pego o voo das 20h e ainda dá tempo de jantar em algum lugar quentinho curitibano", conta.

Apesar do frio, Curitiba também atrai turistas por ser uma cidade florida -- mesmo fora da primavera: a administração municipal pretende se colocar no cenário nacional como o destino das flores, e destinos como a Rua das Flores e a Ópera de Arame, teatro que em breve vai ganhar o primeiro teleférico da cidade, também são enfeitados com orquídeas, rosas e tulipas durante todo o ano. A produção fica a cargo do Horto Municipal, que produz e distribui 150 mil hastes para diversos espaços abertos e para as floriculturas de Curitiba.

Petrópolis - Rio de Janeiro

Sede do palácio imperial brasileiro durante o período de D. Pedro II, a cidade localizada na Serra Fluminense (70 km da capital) é repleta de reconhecimentos distintos: é a sexta cidade mais segura do país, a mais populosa da região serrana e possui o maior IDH do Rio. Por tudo isso, foi morada de presidentes brasileiros desde Prudente de Morais até Getúlio Vargas, quando a capital nacional ainda era o Rio de Janeiro.

Hoje, Petrópolis atrai turistas não apenas pelas construções imperiais, mas também pelo clima frio: em junho, a temperatura mínima é de 9 °C e a máxima não passa dos 23°, com uma sensação diminuída pelo chuvisco constante.

Foi justamente a temperatura que atraiu a família imperial brasileira para a região - era semelhante à da Europa. Durante o inverno são organizados alguns eventos na cidade, como o Bauernfest, de origem alemã. As visitações mais buscadas, no entanto, são o Museu Imperial, o Palácio Quitandinha e o Teatro D. Pedro.

Poços de Caldas - Minas Gerais

Com mínimas de 7°, a cidade encravada na Serra de São Domingos, em Minas, é mais frequentada por paulistas e fluminenses não apenas pela proximidade - há diversas promoções de passagens aéreas -, mas também pelos atrativos que oferece. "É uma cidade preparada para receber as pessoas que querem aproveitar o frio", conta a artista plástica Katia Souza, de São Paulo.

Poços possui uma ampla rede de cafés e restaurantes para se esquentar, além de atrações mais românticas, como a Fonte Luminosa, a Fonte dos Desejos e a Fonte dos Amores. Nos últimos anos, a cidade se destacou também por ser rota de eventos literários e musicais. É um destino interessante para quem não pode ir às cidades históricas mineiras, mas não quer deixar de aproveitar o inverno viajando.