Dia Nacional do Café: Conheça os benefícios da bebida para sua saúde

A bebida possui diversas vitaminas e mineiras. É estimulante, ajuda na concentração, a reduzir os radicais livres presentes no organismo e até na digestão




Dia 24 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Café, uma das bebidas mais adoradas e consumidas pelo brasileiro. 


Descoberto pelos monges há mais de mil anos na Etiópia, o café chegou ao Brasil no século 18 e faz parte de toda a história do país até os dias atuais, indispensável no café da manhã e durante todo o dia dos brasileiros, seja em casa ou no trabalho.

De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a bebida é consumida por nove entre dez brasileiros acima de quinze anos. O café possui diversas vitaminas e mineiras. É estimulante, ajuda na concentração, a reduzir os radicais livres presentes no organismo e até na digestão.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontou que beber até cinco xícaras durante o dia ajuda a reduzir doenças cardíacas, mal de Parkinson, risco de stress, diabetes, entre outras doenças. Além disso, a cafeína favorece a funcionalidade cognitiva, ajuda na memória, na redução da fadiga e também tem funcionalidade analgésica e termogênica.

Mas o que faz do café uma bebida tão encantadora? Para Silvia Oigman, neurocientista do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino - IDOR, o segredo do café pode estar na riqueza de seus compostos voláteis, ou seja, seu aroma inconfundível que ativa fortemente regiões importantes no cérebro, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. "O café é uma potência em aromas. Ele contém mais de mil compostos voláteis, nunca vistos em nenhuma outra espécie vegetal. O cheiro e o sabor são muito atraentes e, com certeza, são os maiores responsáveis por seu consumo", explica.

Porém, o consumo é excesso, acima de cinco xícaras, pode trazer graves problemas a saúde, como redução da oxigenação de neurônios, maior produção de ácido clorídrico (levando ao desenvolvimento de gastrites e úlceras), ação diurética excessiva (com a perda de minerais e vitaminas) e agravar casos de ansiedade, entre outros malefícios.

Ou seja, se consumido na medida certa e da forma correta, o café pode ser um grande aliado a sua saúde. Sendo o tradicional preto, ou outros como expresso, macchiatto, café com leite, cappuccino, latte, mocha, ou até em novos formatos, como cápsula e sachês, o café sempre será uma paixão nacional.

Neste Dia Nacional do Café, conheça a linha de produtos e experimente o sabor que desperta do Café Pindense.