Detran leiloa 643 veículos apreendidos em São José dos Campos

O leilão será realizado simultaneamente nas formas presencial e online, a partir das 10h. Os lances ocorrerão no site do leiloeiro responsável e no pátio União




O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) realiza em São José dos Campos, no próximo sábado (24), um leilão de 643 carros e motocicletas apreendidos por infrações de trânsito. Desse total, 203 veículos serão vendidos com direito a documentação, ou seja, podem voltar a circular.

O leilão será realizado simultaneamente nas formas presencial e online, a partir das 10h. Os lances ocorrerão no site do leiloeiro responsável (www.satoleiloes.com.br) e no pátio União (Rua José Estácio do Nascimento, 400, Jardim Limoeiro, São José dos Campos). Os interessados poderão ir pessoalmente ao pátio para conferir os veículos de perto. A visitação pode ser feita na quarta-feira (21), das 9h às 17h.

Pessoas físicas podem adquirir apenas veículos com direito a documentação. O pagamento deve ser feito à vista. Após o arremate, os débitos são baixados e é necessário que o comprador efetue a transferência do veículo para o seu nome, emitindo um novo documento. Cabe salientar, contudo, que se o valor da venda não for suficiente para cobrir as dívidas do veículo, o antigo proprietário continuará responsável por quitá-las.

Já os veículos destinados a desmonte e reciclagem só podem ser comprados por empresas do setor que já tenham solicitado credenciamento ao Detran.SP.  Essas empresas precisam comprovar ter condições de efetuar todos os procedimentos necessários após o arremate, como equipamentos adequados para desmonte e descontaminação dos veículos (retirada de combustível, óleo do motor e do freio, baterias e pneus), evitando a contaminação do solo.

Regras - Os leilões são realizados conforme determina a legislação federal: o veículo apreendido por infração às leis de trânsito (falta de licenciamento, por exemplo) pode ser levado a leilão público caso não seja reclamado por seu proprietário no prazo de 90 dias, exceto os que têm pendência judicial.

Quando o veículo é destinado a leilão, o proprietário é notificado e tem prazo de 20 dias para reavê-lo. Caso não se pronuncie, ele é notificado por edital, publicado uma vez no Diário Oficial do Estado e no portal do Detran, dando novo prazo de 30 dias para a retirada do veículo, após a quitação dos débitos existentes e das despesas com a remoção e estadia no pátio. Depois de todas as notificações, se o proprietário não fizer a retirada, o veículo pode ser relacionado para leilão.