Desenvolve Vale discute projetos para geração de emprego na região

Prefeito de SJC é o convidado da segunda reunião de serviço do grupo, que será realizada nesta quinta (22)


O prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), vai se reunir com os membros do Desenvolve Vale nesta quinta-feira (22), na primeira de uma série de reuniões do grupo com representantes do Poder Público da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a RMVale. O objetivo é estreitar o relacionamento e abrir canais efeitos de diálogo entre os setores produtivos, industrial e de serviços com o Executivo e o Legislativo.

O encontro será realizado no Golden Tulip São José dos Campos, às 16h30. Na pauta, estão questões voltadas ao Plano Diretor, mobilidade, incentivos fiscais e desburocratização. A reunião é exclusiva para os membros do grupo.

"Como o próprio prefeito sempre ressalta, a cidade é construída por todos, não só pela prefeitura. Os empresários, especialmente, têm um papel fundamental nessa engrenagem, pois são eles os responsáveis pela geração de emprego e renda", explica Kiko Sawaya, presidente e fundador do Desenvolve Vale. "Queremos mais integração com as políticas públicas da cidade, para investimentos certeiros e que se traduzam em benefícios locais", completa.

Lançado em julho, o Desenvolve Vale definiu duas frentes de trabalho prioritárias para o decorrer do ano: a primeira é exatamente a criação de um canal de contato permanente com o Poder Público, a fim de subsidiar discussões com impressões da classe produtiva; a segunda é iniciar um levantamento sobre as potencialidades de cada uma das cidades e sub-regiões da RMVale, com o objetivo de criar uma apresentação institucional para atração de novos investimentos e negócios às cidades.

O grupo, composto inicialmente por 15 empresários dos setores produtivo, industrial e de serviços, realizou a primeira reunião de trabalho no dia 1º de agosto. Na ocasião, receberam o deputado federal Eduardo Cury (PSDB), com quem discutiram a sequência da Reforma da Previdência e detalhes da Reforma Tributária, que será debatida no Congresso Nacional ao longo do segundo semestre de 2019.

A premissa básica do Desenvolve Vale é colocar na mesa empresários de destaque e com participação importante no PIB da região com o intuito de gerar novos negócios. Já integram o Conselho Desenvolve Vale, além de Kiko Sawaya e do convidado de honra Ozires Silva, os empresários Marcelo Tomba, Alfredo Freitas (Nova Freitas), Cassiano Terra Simão (Terra Simão Construtora), Claudio Giordani (Band Vale), José Wagner de Macedo (TPlan Construtora), Jorge Neto (Osten), Marcelo Demori (JR Madeiras), Oscar Constantino (Grupo Oscar), Oscar Gonçalves (Colégio Cassiano Ricardo), Paulo Neto (KPR), Vincenzo Gaudioso Jr (Loghis), Alexandre Talavassos (Serviobras), Eider Aquino (KBC do Brasil) e John Emerson Cursino (The One Construções Exclusivas). Outros nomes serão incorporados ao grupo nos próximos meses.

A partir de agora, além de reuniões periódicas para discutir pautas e ações alinhadas aos interesses econômicos da região, o Desenvolve Vale organizará fóruns voltados ao desenvolvimento e à competitividade das cidades do Vale do Paraíba. 

Sobre o Desenvolve Vale

O Desenvolve Vale é uma plataforma de negócios voltada ao desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Tem como conselheiros algumas das principais lideranças empresariais com atuação na região, dos mais variados setores, que colaboram na organização e execução de uma agenda voltada aos interesses econômicos da comunidade valeparaibana. O Desenvolve Vale tem como missão promover relações empresariais e valorizar a importância dos setores produtivo, industrial e de serviços no desenvolvimento sustentável das cidades, sempre defendendo a ética, os princípios democráticos e a eficiência na gestão pública e privada. O Desenvolve Vale é presidido por Kiko Sawaya.