Cooperativas de reciclagem alertam para descarte incorreto de máscaras e luvas

A Prefeitura de Caraguatatuba mantém ativamente o Programa da Coleta Seletiva, que diariamente percorre as ruas de norte a sul da cidade


Com a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como meio de prevenção a covid-19, alguns hábitos incorretos foram observados pelos coletores de materiais e pelas cooperativas de reciclagem.

Saúde e meio ambiente são assuntos que estarão sempre relacionados, por isso, é importante que a população tenha o cuidado de descartar corretamente as máscaras e luvas, agora utilizadas rotineiramente para prevenção do novo coronavírus.

Estes materiais correm risco de estarem contaminados pela covid-19 e ao serem descartados de qualquer forma, podem contaminar os coletores de resíduos e a equipe das cooperativas que realizam a triagem dos produtos.

Por não serem produtos recicláveis, devem ser descartados em lixo convencional, dentro de um saco plástico e amarrado, evitando que outras pessoas tenham contato com o material.

Prefira máscaras artesanais de pano, pois podem ser lavadas e reaproveitadas. As descartáveis devem ser utilizadas apenas pelos profissionais de saúde, onde também terão um local apropriado para o descarte.