Conheça sete das profissões que estão em alta no mercado


Depois da retração econômica vivida pelo país, muitos estão em dúvida sobre qual carreira seguir. Afinal, qual profissão tem sido mais procurada pelas empresas? Confira algumas áreas que têm bastante chance de crescer nos próximos anos, segundo consultorias especializadas: 

Contabilidade

Em um período econômico incerto, as empresas precisam contar com analistas contábeis responsáveis, capazes de analisar as contas, fazer o fechamento de balanço e garantir o report entre diretoria e investidor. Para se destacar nessa profissão, é imprescindível dominar o inglês, já que apenas 5% dos profissionais são fluentes no idioma. 

Planejamento tributário

O analista de planejamento tributário é responsável por estudar quais impostos devem ou não ser pagos e evitar gastos tributários desnecessários para a empresa. Esse profissional deve ter formação em contabilidade ou direito. 

Cientista de dados

Não existe ainda no país um curso superior específico para quem deseja ser cientista de dados. A maior parte dos profissionais que atuam nesse setor costuma ser formada em matemática, estatística, engenharia e ciência da computação. Esses profissionais têm ganhado destaque, pois muitas empresas estão se consolidando no universo digital, desenvolvendo áreas de inteligência de mercado CRM/ DBM e análise de dados. 

Trade marketing

As estratégias de trade marketing são fundamentais para aumentar as vendas, ainda mais atualmente, em que a concorrência entre as empresas é acirrada. O profissional focado nesse ramo é o responsável por lançar novos produtos, pesquisar os concorrentes e posicionar a marca adequadamente no mercado. Para atuar nessa área, é necessário ter formação superior em cursos de comunicação, como marketing - cada vez mais oferecido pelas faculdades do país, como é o caso da Uniasselvi.   

Enfermagem

A área de enfermagem possui uma das maiores empregabilidades do país, independentemente do momento econômico. Afinal, é uma das profissões responsáveis por cuidar da população. As ofertas de trabalho são ainda maiores em cidades médias e distantes dos centros econômicos. Para quem não deseja atuar em hospitais, é possível ainda trabalhar home care ou em clínicas especializadas, seja no atendimento de crianças ou idosos, por exemplo. 

UX

Com o crescente uso da internet, principalmente para fazer compras, é necessário que as empresas tenham um site funcional e que ofereça uma boa experiência aos clientes. O especialista em UX é quem resolve essa questão, e pode ser formado em várias áreas, desde que tenha experiência e interesse em análise de dados e tecnologia. 

Estatístico

Engana-se quem enxerga a matemática apenas como uma profissão ligada à educação. Os estatísticos são capazes de determinar a ocorrência de eventos anteriores e prever novos movimentos, por isso, podem atuar em várias áreas. Esses profissionais estão sendo contratados por agências de pesquisa, bancos e até agências publicitárias.