Confiança na indústria tem seu melhor resultado depois de quase três anos

O indicador atingiu 90,7 pontos, na prévia da Sondagem da Indústria de Transformação e representa o melhor resultado depois de 33 meses


Aumentou o Índice de Confiança da Indústria (ICI) em 2,9 pontos, informou o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador atingiu 90,7 pontos, na prévia da Sondagem da Indústria de Transformação e representa o melhor resultado desde maio de 2014 (92,2 pontos).

Após manter-se em baixa por 33 meses consecutivos, há uma sinalização de retomada da confiança, segundo a visão da coordenadora da pesquisa, Tabi Thuler Santos pois o levantamento mostra que o setor está deixando “a zona mais crítica.

A coordenadora destaca que embora o número de empresários insatisfeitos seja maior do que o de satisfeitos”, a recuperação do otimismo empresarial está bem disseminada entre os vários setores. Caso isso se confirme, observou Tabi, ficará demonstrada a possibilidade de retomada da economia, com crescimento da produção e do emprego.

Do total de 19 segmentos sondados, 15 (80%) estão indicando melhora do humor em relação à possibilidade de ampliar a produção, o emprego, as vendas e os investimentos. Nas entrevistas, foi constatada melhora tanto das considerações sobre a situação atual quanto das projeções para o médio prazo. O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 2,5 pontos e atingiu 88,9 pontos. O Índice de Expectativas aumentou 3,4 pontos, para 92,7 pontos.

Participaram do levantamento 781 empresas, cujos representantes foram ouvidos do dia 2 ao dia 20 deste mês. O número equivale a dois terços da composição mensal para o fechamento das consultas, a ser divulgada no próximo dia 29.


Com informações da Agência Brasil