Condições salariais atraem candidatos para os cargos da Polícia Federal

Pesquisa revela que a maioria dos interessados tem entre 25 e 34 anos


Não é de hoje que as ótimas condições salariais e a estabilidade profissional são os principais fatores que têm levado muitos brasileiros a sonharem com uma firme carreira nos cargos públicos do Estado. Prova disso, é o gritante aumento no interesse por concursos abertos em todo o país.

Para se ter uma ideia mais clara, a média de buscas no Google pelo termo "concursos públicos" é de 368 mil buscas mensais, mas apenas em janeiro deste ano, a procura superou a média, alcançando 450 mil pesquisas no Brasil.  

Além dos fatores já conhecidos, como os atraentes salários e a desejada estabilidade profissional, os cargos públicos também oferecem gratificações e outros benefícios, além de contemplar pessoas de todas as idades, com diferentes graus de instrução e formações nas mais diversas áreas de atuação.

Entre as oportunidades mais desejados deste ano, está o concurso da Polícia Federal que chega a atrair mais de 673 mil interessados. Segundo uma recente pesquisa feita pelo Gran Cursos Online, portal especializado na capacitação de candidatos para concursos públicos, os brasileiros entre 25 e 34 anos lideram o interesse pelo certame da Polícia Federal e representam um universo de 304.639 interessados, seguidos pelo público entre 35 e 44 anos, veja:

Idades

Interessados

25-34

304.639

35-44

141.456

18-24

127.280

45-54

62.561

55-64

28.815

65

8.321

Fonte: Gran Cursos Online

Vale destacar que as atribuições dos cargos da Polícia Federal também são atrativas para quem se identifica com as ações, afinal, os agentes da PF são os responsáveis por combater a criminalidade, com destaque para o contrabando, os crimes cibernéticos e a pedofilia, além de fiscalizar fronteiras, investigar infrações penais que prejudiquem a ordem social e a política do Brasil, combater o desvio de dinheiro público e as violações dos Direitos Humanos.

Os cargos mais disputados do concurso são: Delegado de Polícia Federal, Agente de Polícia Federal, Escrivão, Perito Criminal e Papiloscopista, com remunerações que podem chegar a um total de R$22 mil mensais.