Concerto solidário busca reforma do órgão da Catedral em Taubaté

O instrumento foi construído em 1963


Na próxima quinta-feira, dia 05 de dezembro, às 15h, acontece em Taubaté o 8° concerto da série em prol da reforma do órgão tubular da Catedral de São Francisco das Chagas e em comemoração ao 374º aniversário da cidade.

Participam da execução de "Glória" de Antonio Vivaldi os cantores líricos solistas Patrícia Bessa, Thielly Coutinho, Stephany Gomes e Mere Oliveira, sob a regência da maestrina Juliana Christmann. A abertura fica por conta do jovem quarteto Ad libitum com a apresentação de duas peças sacras.

Gloria, de 1716, é uma peça familiar e popular entre as obras sagradas do compositor que deixou cerca de cinquenta obras destinadas a liturgia, um número pequeno se comparado a 442 concertos catalogados e cerca de quarenta óperas.

O projeto tem curadoria da Orfeo Produções Artísticas, sob comando da professora e mezzo soprano Mere Oliveira e parcerias entre Ópera Studio Vale, Coro Contraponto e Movidos à Corda. As apresentações são gratuitas e quem quiser pode colaborar com qualquer valor. Os valores arrecadados são doados à igreja.

O órgão tubular da Catedral de Taubaté é o maior órgão tubos do Vale do Paraíba e está inativo há 14 anos. O instrumento, construído em 1963 pela fábrica J. Edmund Bohn, foi inaugurado em 1964 com o apoio e campanha da comunidade taubateana.