Como fazer o apartamento parecer maior mudando a decoração

Aproveite cada cantinho e use o espaço de maneira inteligente


Com os imóveis ficando cada vez menores, é preciso encontrar estratégias para fazer um bom uso do pouco espaço disponível. Nesse ponto, a decoração é uma grande aliada, colaborando para dar maior amplitude ao apartamento. Confira algumas dicas inteligentes para transformar sua casa.

Ambiente com cores similares

Escolher um tom similar para as paredes, chão e móveis dá ao ambiente uma sensação de continuidade, fazendo com que o local pareça mais amplo e espaçoso. Combinar isso com uma janela ou porta de vidro que permita uma boa quantidade de entrada de luz dá uma ilusão ainda maior de um cômodo com mais espaço. 

Para a cor, escolha tons neutros, como marrom-claro, bege ou até branco, que proporcionam uma melhor circulação de luz. Evite tons escuros que fazem o ambiente parecer menor e menos arejado. Para quem gosta de cores e não deseja abrir mão desse elemento, combine tons complementares e vibrantes em pequenos itens de decoração, dando um acabamento moderno à composição.

Móveis multifuncionais

Uma das maneiras mais eficientes de tornar o espaço da casa amplo é apostar em móveis multifuncionais, poupando muito espaço que seria ocupado com mobília.

Esqueça a mesa de centro e coloque banquinhos estofados no lugar, que podem servir de assento extra quando houver convidados em casa. Substitua a mesa de cabeceira, que normalmente ocupa muito espaço, por uma cadeira ou um banquinho moderno -- existem diferentes opções, inclusive com vários níveis, permitindo que o máximo de espaço útil seja aproveitado. A cama box baú também é uma opção de item multifuncional, com um compartimento extra que pode ser usado para guardar roupa de cama ou outros objetos.

Tire tudo do chão

Para ganhar mais espaço no chão da casa, levante tudo o que for possível. Não tenha medo de utilizar estantes e nichos para substituir bancadas, escrivaninhas ou mesas de cabeceira. Itens de iluminação como abajur e luminárias de mesa podem ser substituídos por lâmpadas pendentes, deixando os móveis com mais espaço livre e elevando o olhar, criando a sensação de dimensão.

Itens maiores, como a cama, também podem ser elevados, permitindo que o espaço na parte de baixo seja preenchido com um armário ou uma mesa de estudos, por exemplo.

Use espelhos

Itens menores de decoração podem ser ótimos aliados na hora de dar amplitude ao apartamento, e os espelhos são uma maneira muito eficaz. Utilize móveis que tenham o tampo ou a parte da frente espelhados, seja com espelhos ou um efeito metalizado. Outra opção é cobrir uma parede da sala ou quarto com um espelho que vai do chão até o teto, criando um efeito de amplitude muito sofisticado.

Esse estilo de decoração pode facilmente ser combinado com móveis de acrílico ou vidro, que refletem a luz e o ambiente ao redor, conversando com o efeito espelhado.