Como aproveitar a quarentena para descobrir novas habilidades

Com o isolamento social, realizar atividades leves pode ajudar a manter a mente sã


Com as crianças liberadas da escola e os adultos trabalhando em casa ou de férias, devido à técnica de isolamento social aplicada para tentar conter a alta no número de casos de coronavírus, o tempo livre das pessoas aumentou. Instruídos a não sair de casa, algumas tarefas têm ficado tediosas e a saudade do convívio tem crescido.

No entanto, há formas de aproveitar esse período para aprender coisas novas e tentar distrair a mente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com cerca de 18,6 milhões de brasileiros que convivem com o transtorno. Sendo assim, veja abaixo algumas atividades que podem aliviar a angústia dos dias em isolamento.

Ler mais

Sabe aqueles livros que estão guardados há anos e nunca foram lidos? Essa pode ser a hora perfeita para que novas histórias sejam desfrutadas e, que por algumas horas, o cenário atual seja substituído pelo literário. Além do quesito fantasia, ler um pouquinho por dia ajuda a criar um hábito de leitura e também aumenta o repertório cultural e o vocabulário.

Cursos online

Aprender coisas novas ou reforçar os conhecimentos também tem potencial de distração, além de contribuir de forma pessoal e profissional. Plataformas como Udemy e Coursera disponibilizaram alguns cursos gratuitamente, para que as pessoas consigam aproveitar a quarentena. Há também outros meios de aprendizagem, como os que a Universidade de Harvard proporciona, por exemplo.

Cozinhar

Aprender a cozinhar pode ser efetivamente relaxante. Massas, receitas fit e cozidos podem ser o pontapé inicial para o hábito. É possível encontrar as receitas na internet, e apostar em pratos menos calóricos auxilia a manter o peso em meio à pandemia.

Exercícios e yoga

Quem quer manter a forma pode seguir fazendo os exercícios que fazia na academia que não precisam de equipamentos. Há alguns aplicativos que oferecem o plano de 30 dias de forma gratuita e possuem vídeos e cálculos sobre o gasto calórico dos movimentos.

O yoga, por sua vez, é um momento de relaxamento. A youtuber Pri Leite criou a série "21 dias de yoga", que é focada no autoconhecimento e no amor próprio.

Jogos

Mesmo em isolamento, é possível aproveitar e curtir uma noite de jogos em família. É possível organizar os jogos de tabuleiro que já tem em casa ou procurar as alternativas online e jogar com as pessoas que moram na sua casa. Assim, vocês se divertem e nem veem o tempo passar. 

Séries e filmes

Com a correria do dia a dia, às vezes, não dá tempo de assistir a todos os episódios de séries e filmes mais falados do momento. Agora, com o tempo que seria gasto no transporte público, por exemplo, é possível aproveitar para colocar todas as obras audiovisuais em dia!