Com apoio da Fibria, comunidade quilombola de Jaó realiza Semana da Consciência Negra

Inauguração de Rota de Turismo Rural, oficinas de dança, artesanato e tranças são algumas das atrações do evento aberto ao público, que ocorre de 18 a 24 de novembro


A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, incentiva ações socioculturais nas comunidades onde possui operação. Com o objetivo de promover o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida, a empresa apoia a comunidade quilombola de Jaó, em Itapeva (SP), na realização da Semana da Consciência Negra, que acontece entre os dias 18 e 24 de novembro. O evento terá uma série de atividades abertas ao público, com destaque para o lançamento da Rota de Turismo Rural do Quilombo de Jaó.

Jaó é a primeira comunidade quilombola do Estado de São Paulo - estabelecida no final do século 18 - e abriga os descendentes de escravos da antiga fazenda Ponte Alta em uma área de 165 hectares.

"A comunidade de Jaó tem características únicas e uma rica história, que merece ser preservada e difundida. A Semana da Consciência Negra marca o resgate do empoderamento deste povo e a abertura da Rota de Turismo Rural vem confirmar o resultado positivo da parceria de quatro anos com o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), e isso é motivo de muito orgulho para todos", diz Israel Gabriel, consultor de Sustentabilidade da Fibria.

O apoio da Fibria à comunidade de Jaó segue uma metodologia que privilegia a vocação local. Por meio de uma assessoria técnica especializada, contratada pela empresa, são realizadas ações com os cerca de 250 moradores das 60 famílias. O foco é resgatar as tradições de um dos quilombos mais antigos do país.

A inauguração da Rota de Turismo Rural do Quilombo de Jaó será no dia 21/11, às 9h, quando o público terá uma prévia do projeto que foi desenvolvido ao longo deste ano. Durante o roteiro, os visitantes terão contato com apresentações de dança, música, roupas feitas com a técnica de tingimento africana Adiri Alabere (feita com amarrações), brincos e colares produzidos com sementes e espécies nativas, além de terem a possibilidade de conhecer detalhes da imigração africana.

Além disso, poderão saborear a gastronomia local, com hortaliças cultivadas no quilombo e pratos como quibebe, vaca atolada e mandioca frita. O Roteiro inclui ainda uma visita ao museu itinerante, que traz a história da constituição do quilombo e manifestações da cultura, e a uma réplica da casa de taipa que remete às primeiras construções da comunidade. A expectativa é de começar a receber turistas a partir de 2019.

Oficinas

Com o tema "Consciência tem Cor?", o evento tem ampla programação cultural. Uma atração que promete movimentar a Semana é a oficina de tranças para as meninas e mulheres da comunidade, que também será aberta ao público. A atividade, no dia 19/11, reforça a tradição das tranças nagô, símbolo da resistência dos escravos.

A agenda inclui ainda oficinas de dança (maculelê, jongo e capoeira) e artesanato; palestra sobre saúde; batizado de capoeira - com presença do mestre José Carlos Alberto, de São José dos Campos (SP) -; show de talentos; torneio de futebol; escolha da rainha e rei do quilombo; gincana de pais e filhos. O encerramento será com um baile, no dia 24, às 20h.

"É uma alegria muito grande realizar pela primeira vez um evento como esse, com tantas atrações. A comunidade toda se envolveu e queremos trazer moradores da cidade para participar, pois poucos conhecem o Jaó e nossa cultura", afirma Kemilin Martins, organizadora do evento e tesoureira da Associação dos Produtores Rurais do Quilombo de Jaó.

1ª Semana da Consciência Negra no Quilombo do Jaó

18/11

9h - Torneio de Futebol

18h - Abertura oficial da 1ª Semana

19/11

9h às 12h - Oficina de Tranças

13h30 às 15h - Oficina de Arte e Artesanato

20/11

9h - Inauguração da cozinha industrial

10h30 - Oficina de Dança - Maculele

13h30 - Oficina de Dança - Jongo/Capoeira

21/11

9h - Inauguração do Roteiro Turístico do Quilombo de Jaó

13h30 - Palestra: Saúde Quilombola

22/11

9h - 1º Batizado de Capoeira do Quilombo do Jaó

13h30 - Roteiro Turístico para Visitantes

23/11

9h às 12h - Show de Talentos

14h às 15h - Desfile e Escolha da Rainha e Rei do Quilombo do Jaó

24/11

9h - Gincana de Pais e Filhos

20h - Baile de Encerramento

* Evento gratuito e aberto a visitantes