COI de Pinda será inaugurado oficialmente na quinta-feira




O Centro de Operações Integradas (COI) de Pindamonhangaba será inaugurado oficialmente na próxima quinta-feira (26). O prédio de monitoramento está localizado na Praça Dr. Emílio Ribas, 112, bairro São Benedito. O prédio do COI receberá o nome de Paulo Alves, ex-funcionário da Prefeitura, que foi vigia na Fazenda da Represa do Trabiju por mais de 20 anos. Nascido em 25 de janeiro de 1943 e falecido em 14 de maio de 2002.

Com 18 câmeras instaladas e funcionando em diversos pontos da cidade, a instalação do COI na cidade visa aumentar a segurança e elucidação de ocorrências de crimes em diversas regiões. As câmeras estão instaladas em pontos de Moreira César, Araretama, Cidade Nova, principais rotatórias e região central, além do Parque da Cidade.

A base operacional do COI, instalada na Praça Dr. Emílio Ribas, conta com sala de gestão integrada - que receberá reuniões do Conselho de Segurança, da Polícia Militar, Departamento de Trânsito e Guarda Municipal, além de sala de monitoramento com toda a infraestrutura de segurança, como vidros blindados.

Segundo o secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, José Sodário Viana, a próxima etapa do COI será utilizar o Sistema Detecta que, por meio de um software de computador, torna possível o reconhecimento de placas de veículos roubados, furtados ou utilizados em crimes. Essa implantação será realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Ainda dentro do programa Pinda Inteligente, também está em implantação a integração do sistema do COI com imagens de câmeras de segurança particulares, aumentando ainda mais a sua área de cobertura e atuação.