Codivap pressiona Governo Estadual e tenta maior abertura do comércio

O consócio argumenta que houve um problema técnico no registro dos casos e mortes de Covid-19


Prefeitos de Ubatuba, São José dos Campos, Jacareí, Taubate e Praibuna durante a reunião extraordinariaPrefeitos de Ubatuba, São José dos Campos, Jacareí, Taubate e Praibuna durante a reunião extraordinaria (Foto : Divulgação)

Nesta sexta-feira (24), durante coletiva de imprensa, o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap) alegou haver um erro na última atualização do Plano SP. 

O anúncio foi feito após o governo estadual apresentar a oitava atualização do plano de retomada e manter a regiao do Vale do Paraíba na fase laranja, na qual bares, restaurantes e salões de beleza não podem reabrir. Contrários a essa última atualização, prefeitos afirmaram que vão seguir para a fase amarela durante os próximos 15 dias.

Segundo o Codivap, o equívoco teria começado na primeira metade do mês, por causa de uma dificuldade dos municípios em fazer o registro de novos casos da Covid-19 e de novas mortes referentes a ela no sistema de controle. Os casos teriam acumulado e foram divulgados somente nesta semana gerando uma falsa impressão da disseminação da doença.

Em seu site, o Codivap apresenta os números que defende serem os corretos, entretanto, é importante salientar que essa divulgação separa por sub-regiões (Alto do Vale Paraíba, Circuito histórico e Litoral Norte) a região do Vale, enquanto que a apresentação do estado de São Paulo as apresenta já somadas.

Dados referentes apenas a Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São José dos CamposDados referentes apenas a Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São José dos Campos (Foto : Divulgação)

O Consórcio ainda argumentou que o avanço de fase deveria ocorrer uma vez que a taxa de óbitos da região é de 17,5 por 100 mil habitantes, enquanto que em todo o estado a taxa é de 44,7. Até o momento, o Governo Estadual não se manifestou a respeito do anúncio.

Decreto

Ainda hoje, a Prefeitura de Taubaté, após reunião do Codivap, decretou o ingresso do município na fase amarela do Plano São Paulo com a retomada gradual das atividades econômicas. O decreto está disponível para consulta clicando aqui.

Esta retomada tem início a partir da próxima quarta-feira (29). Este prazo é necessário para que ocorram as articulações com todos os segmentos envolvidos e haja tempo hábil para a preparação dos protocolos que regulamentarão as atividades nessa nova fase.