Ciclistas joseenses recebem orientação para transitar com segurança pela cidade

De janeiro a julho, dois ciclistas morreram em decorrência de traumas causados por acidentes nas vias municipais de SJC


Ciclistas de São José dos Campos estão sendo orientados com uma série de ações voltadas à segurança de quem escolhe se deslocar de bicicleta pela cidade. As atividades é de iniciativa da Prefeitura do município e coincidem com as comemorações do Dia do Ciclista, celebrado nacionalmente em 19 de agosto.

As ações seguem até esta próxima sexta-feira (24), de manhã e à tarde, quando serão realizadas abordagens em diferentes ciclovias e ciclofaixas. Programadas para as 9h e 15h30, as blitze vão ocorrer nas avenida Andrômeda (Jardim Satélite), Cidade Jardim (Bosque dos Eucaliptos), Linneu de Moura (Urbanova) e Tancredo Neves (Novo Horizonte).

Durante as incursões, a equipe de educação para mobilidade repassa dicas e orientações aos ciclistas. Entre elas, usar equipamentos de segurança nas bicicletas, portar capacete e roupas claras – especialmente à noite –, circular pela mão de direção e respeitar as regras de trânsito. Quem pedala precisa transitar de forma segura e incentivar a convivência harmoniosa entre os modais a fim se evitar acidentes.

De janeiro a julho, dois ciclistas morreram em decorrência de traumas causados por acidentes nas vias municipais de São José dos Campos, conforme o Infosiga, banco de dados estadual sobre óbitos no trânsito. O mesmo número foi registrado em igual período do ano passado.

19 de agosto – O Dia do Ciclista foi criado em homenagem ao ciclista Pedro Davison. Nessa data, em 2006, ele morreu após ser atropelado na faixa central do Eixão Sul, em Brasília (DF).