Caso Natacha: Santa Casa afirma que em 20 dias terá posição sobre morte de criança

Família alegou que houve negligência no atendimento a criança na Santa Casa; manifestação será realizada nesta sexta


A morte da criança Natacha de Souza Ferreira, de 4 anos, que aconteceu na madrugada da última quarta-feira (5), na Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba, será investigada pela Prefeitura. A família alegou negligência no atendimento.

O laudo médico atestou choque séptico e pneumonia como causas da morte. A família afirma que a equipe médica demorou para fazer o atendimento adequado, levando a uma piora progressiva no quadro e óbito. A mãe da criança, Eliandra Aparecida Ferreira, gravou um vídeo uma hora antes da morte, em que a menina aparece agonizando deitada em uma maca da Santa Casa. O vídeo acabou divulgado nas redes sociais, gerando revolta da população.

Procurado pela reportagem do AgoraVale, o administrador da Santa Casa, Camilo Alonso, esclareceu que já estão investigando os procedimentos tomados pela instituição. "A mesa diretiva da Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba formou uma comissão para avaliar o caso e recolher o maior número de dados possíveis. Dentro de 20 dias já teremos uma posição para dar à sociedade sobre a morte da criança", afirmou.

A Prefeitura de Pindamonhangaba divulgou nota também afirmando que o caso está sendo apurado junto a direção da Santa Casa. Na noite de quinta (6), o prefeito Isael Domingues postou nota em uma rede social se solidarizando com a família. "Já determinei que tudo fosse apurado com muito rigor. Como prefeito, minha indignação é ainda maior porque sei que a área da saúde é uma das que merecem mais atenção. Desde que assumi, tenho trabalhado para melhorar o atendimento em toda rede. Podem ter certeza que vamos a fundo verificar o que aconteceu", disse.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Roderley Miotto (PSDB), disse em entrevista à rádio da cidade que todas as medidas para auxiliar a família e apurar o caso já foram tomadas e que uma investigação será feita para que, caso se comprove a negligência, os responsáveis sejam punidos e a forma de atendimento no Pronto Socorro seja mudada.

A família da criança foi procurada durante a manhã, mas não se pronunciou. Uma manifestação está agendada para a tarde desta sexta-feira (7), a partir das 15h, na porta da Prefeitura.

O caso
Natacha faleceu na madrugada de quarta-feira (5) na Santa Casa. O laudo médico atestou choque séptico e pneumonia com causas da morte. A criança começou a se sentir mal na segunda-feira (3), com febre, tosse e dor de garganta e foi levada ao UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Moreira César, onde recebeu medicamentos e foi liberada.

Na madrugada de terça-feira (4), voltou a se sentir mal, reclamando de dores abdominais e no braço, chegando a desmaiar. A família voltou a UPA de Moreira César por volta de 7h, onde ela tomou soro e realizou radiografia do pulmão. O médico atestou que o Natacha estava com o pulmão comprometido e encaminhou o PS de Pindamonhangaba.

A menina teria tomado seis doses de soro, entre 14h e 20h, e depois encaminhada para um quarto. A mãe teria pedido aos enfermeiros que avaliassem a filha, mas não foi atendida. Na madrugada de quarta, uma enfermeira foi ao quarto, quando a menina estava pálida e com pulso baixo, e acionou a médica de plantão, que constatou o óbito por volta de 3h.