Carreira de dentista: conheça as especializações mais procuradas

Múltiplas possibilidades de atuação podem facilitar a escolha de formados na área


Os formados em odontologia possuem uma vasta área de atuação. Em 2015, por exemplo, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu 22 especialidades dentro da profissão. Os dentistas podem atuar em instituições de ensino, clínicas, consultórios particulares e hospitais na prevenção, diagnóstico e saúde bucal. Abaixo, confira algumas das áreas mais procuradas e outras que são tendência para a odontologia.

1. Cirurgia geral

Essa especialidade se assemelha ao clínico geral de medicina. Nesse caso, é claro, com habilidades diferentes. O profissional realiza cirurgias mais simples e trata da saúde dos dentes, língua, bochechas e gengivas. O primeiro contato com o dentista se dá, de forma geral, com esse profissional, o que torna a especialidade tão procurada tanto por dentistas quanto pela população.

2. Saúde coletiva

Nesse caso, o aspecto é mais social. O profissional com essa especialidade realiza mutirões em comunidades e escolas carentes para cuidar da saúde bucal dos indivíduos. Também pode atuar na assistência social em postos e unidades básicas de saúde. Outra possibilidade é o trabalho em planos de saúde e cooperativas. Por causa dessas características, se torna uma área promissora para os próximos anos.

3. Radiologia odontológica

O avanço da tecnologia revolucionou o mercado, e com a odontologia não foi diferente. Os softwares são capazes de produzir diagnósticos e oferecer um panorama mais completo sobre o comportamento dos dentes e das estruturas que compõem a boca. Analisar essas imagens por meio de radiografias é o papel desse profissional, cada vez mais em alta no mercado. Para quem optar por essa área, é fundamental estar por dentro de todas as inovações tecnológicas, sobretudo aquelas relacionadas a exames de imagem.

4. Ortodontia

O ortodontista é o profissional capacitado para instalar os aparelhos ortodônticos. Agora, você pode imaginar por que essa é uma das áreas mais procuradas pela população. O papel do dentista especializado em ortodontia, no entanto, vai muito além disso. Ele é o responsável por diagnosticar irregularidades nos dentes que impedem seu funcionamento correto e por fazer um planejamento para tratar esse problema. Também supervisiona o desenvolvimento da dentição e do aparelho mastigatório e previne deformações.

5. Implantodontia

Perder um dente não é nada agradável. Esse profissional atua em todas as etapas do processo de implantar uma prótese dentária, desde a cirurgia até a implantação. Esse processo pode recuperar a autoestima da pessoa que sofreu um eventual acidente. Portanto, essa especialidade tem grande procura nos consultórios, motivo pelo qual figura na lista.

6. Odontologia Estética

A estética é um dos atributos mais frequentes no mundo moderno e é por este motivo que essa área de atuação está em alta. As pessoas buscam deixar o seu sorriso mais bonito por meio de procedimentos de clareamento, resinas, peelings gengivais e restaurações. A especialidade também é impulsionada pela tecnologia, com opções e procedimentos mais avançados.

7. Odontologia do Esporte

Essa é uma área nova, mas pretende se expandir nos próximos anos. Nesse caso, o dentista atua em clubes e associações. O principal trabalho do profissional é cuidar da saúde bucal dos atletas e evitar que esses problemas afetem seu desempenho esportivo. O mercado está em expansão por causa do crescente desejo na prática esportiva e na preocupação com a saúde. Com isso, clubes e associações necessitam de mais profissionais especializados.

8. Acupuntura

Essa especialidade também só foi regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia em 2015. Ela trabalha para diminuir dores agudas e crônicas, além de processos pós-operatórios. Para tanto, se utiliza de técnicas da medicina tradicional chinesa. A perspectiva é mais geral e avalia o paciente por inteiro para manter seu atual estado de saúde e prevenção de doenças.