Caixa reduz para 50% limite para financiamento de móveis usados

Nessa redução estão inclusas as modalidades, como Minha Casa Minha Vida


Vai ficar mais difícil para o cidadão financiar a compra de móveis usados. A Caixa anunciou que a partir desta segunda-feira (25), estarão reduzidos para 50% o limite máximo de financiamento do valor do imóvel. Atualmente, os clientes poderiam financiar até 60% ou 70% do montante dependendo do tipo de linha de crédito contratada.

Nessa redução estão inclusas as modalidades, como Minha Casa Minha Vida, empréstimos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (que usa recursos da poupança).

A instituição financeira alega que a medida visa ajustar o capital disponível às condições do setor, cujo volume de crédito está crescendo neste ano. De maio a julho, o valor das concessões de financiamentos com juros regulados – como os imobiliários – somou R$ 2,4 bilhões, alta de 24% em relação ao trimestre anterior (fevereiro a abril).os mutuários terão mais dificuldade em financiar a compra de imóveis usados. A Caixa Econômica Federal

O banco informou que o novo limite passa a vigorar para as futuras operações de crédito. Os mutuários que apresentaram até a última semana continuarão a operar sob os limites antigos, caso o empréstimo seja liberado. A Caixa é responsável por 70% do crédito imobiliário no país,

Imóveis novos - Num cenário de crescimento da demanda por crédito em meio a um capital limitado, a Caixa está dando prioridade aos financiamentos para a aquisição de imóveis novos. Em agosto, o banco tinha reduzido de 90% para 80% do valor da unidade o teto para a compra de imóveis novos e de 90% para 60% ou 70% o limite para a compra de imóveis usados.


Com informações da Agência Brasil