Brasileiros apostam na locação de quartos para ganhar renda extra

Quase 90 mil anfitriões já estavam cadastrados em uma das plataformas que disponibiliza o serviço em 2017


Talvez você já tenha ouvido falar em pessoas que alugaram um cômodo ou um imóvel por meio do Airbnb, uma plataforma destinada principalmente a turistas e viajantes que precisam de um lugar com um custo-benefício melhor para ficar. Na outra ponta, estão os anfitriões, ou seja, aquelas pessoas que recebem os hóspedes em casa. Com a plataforma, é possível obter uma renda extra, além de ter novas experiências e eventualmente até criar vínculos.       

Foi o que fez o paulista Pedro Leme, 30, coordenador de marketing. Na época, Pedro estava desempregado e usou a plataforma como forma de conseguir uma renda durante algum tempo. Como tinha um quarto pequeno vazio em casa, resolveu tirar algumas fotos e ofertar o cômodo no Airbnb.       

Ele conta que investiu muito para oferecer o melhor conforto para quem fosse se hospedar. “Eu não tinha muita coisa para oferecer além de uma cama e, eventualmente, comida. Então, coloquei algumas coisas extras no quarto, como um frigobar

com água e refrigerante”, relata. E não para por aí. Pedro também anunciou a existência de piscina aquecida e academia no prédio, o que atraiu também outros públicos, como pessoas que viajavam a negócios. Outra sacada foi oferecer um flyer com dicas e pontos turísticos para os hóspedes, de acordo com o que ele iria fazer na cidade.     

Com essas medidas, Pedro conseguiu atrair uma grande quantidade de hóspedes, incluindo clientes fixos que vinham para São Paulo durante a semana para fazer alguma atividade, como pós-graduação. “Eu cheguei a ter problemas com reserva de tanto que as pessoas corriam atrás do meu apartamento”, conta. Ele também diz que conseguiu criar até vínculos com algumas pessoas. “Tem uma pessoa que sempre vinha para o meu apartamento quando estava em São Paulo e a gente ficou superamigo e se fala até hoje”, diz. “Foi uma fase muito boa da minha vida”, completa.       

De acordo com pesquisa feita pela própria plataforma em 2017, os brasileiros conseguem uma renda média anual de R$ 6.070. No mesmo ano, 89.700 anfitriões brasileiros estavam cadastrados na plataforma, segundo a revista Exame

Para preparar sua casa para receber novos hóspedes, invista em mudanças que podem tornar o ambiente ainda mais atrativo. Com o tempo e com o feedback dos hóspedes, você vai saber o que precisa melhorar e o que mais agrada.