Basf comemora 60 anos em Guaratinguetá com previsão de novos investimentos

Ao contrário do que a companhia sinaliza no exterior sobre demissões, a empresa anuncia expansão de sua planta no Vale do Paraíba


Patrick Silva, Diretor Geral da BASF na cidade de GuaratinguetáPatrick Silva, Diretor Geral da BASF na cidade de Guaratinguetá (Foto : AgoraVale / João Velasco)

A empresa BASF completa 60 anos de instalação em Guaratinguetá, cidade que escolheu para instalar em 1959 seu maior complexo químico no Vale do Paraíba. Contrariando as informações que vêm do exterior, de que o grupo vai promover o corte de cerca de  mil empregos em todo mundo, a unidade local anuncia novos investimentos para o próximo ano.

Em um café da manhã realizado pela empresa nesta sexta-feira (12) com jornalistas, o Diretor Geral da BASF na cidade, Patrick Silva, anunciou novidades para a planta de Guaratinguetá. "Pra 2019, a gente está falando de investimentos de 20 milhões de Euros (cerca de 80 milhões de Reais) que contempla investimentos em expansão e infraestrutura.", disse o executivo.

Para 2020, a proposta da Basf é incrementar em 30% a produção de metilato de sódio (sal de sódio do metanol), produto base para a catalisação do processo do biodiesel. Segundo Patrick Silva, o investimento foi aprovado recentemente e deverá ser posto em prática já no primeiro trimestre do próximo ano.

Sobre demissões - Sobre o anúncio de possíveis demissões, o diretor da Basf procurou tranquilizar a região. "O histórico de Guaratinguetá é superpositivo. Nos momentos de adversidade a gente conseguiu crescer em volume de produção, estamos crescendo também em volume de produção pra este ano em pelo menos 5%, o eu mostra que a gente está numa situação muito em linha com o que a gente tinha planejado para Guaratinguetá."