Ar-condicionado em hospital: muito além do conforto

Cuidados precisam ser redobrados na instalação e na manutenção


Refrigerar o ambiente é uma prática muito adotada pelos consumidores, que passam a instalar dispositivos com esse fim em escritórios e na própria residência, como o ar condicionado inverter. Mas, nos hospitais, esse equipamento tem outros benefícios além do conforto térmico.

Os ambientes hospitalares são muito sensíveis e demandam cuidado extra com a limpeza e com o manuseio das ferramentas e equipamentos. Uma forma de garantir ainda mais a eliminação de impurezas é contar com um ar condicionado próprio para este trabalho. Além de equilibrar a temperatura, ele será responsável por filtrar as impurezas do ar.

Isso é fundamental para manter a saúde dos pacientes, sobretudo aqueles que estão em salas de cirurgia e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Se o ar estiver contaminado, há uma grande chance de se tornar um complicador maior para pessoas que já estão doentes. Por este motivo, é necessário ter um eficiente sistema de climatização e refrigeração para aumentar a taxa de oxigênio disponível.

Além do controle de temperatura, é necessário levar em conta fatores como movimentação, umidade, renovação e filtragem do ar. No caso da umidade, a atenção deve ser em não deixá-la nem tão alta e nem tão baixa - em ambos os casos há maiores chances de contaminação. A taxa recomendada é entre 40 e 60%. A renovação do ar e a filtragem, por sua vez, é importante em ambientes sem esse controle, mas ganha ainda mais importância em ambiente hospitalares.

Há outro ponto além da saúde dos funcionários e pacientes. Quando o ar não é renovado com frequência, o corpo tende a ficar sonolento, um aspecto que pode ser fatal em uma clínica ou hospital, quando os médicos e demais funcionários precisam estar atentos a pequenos detalhes.

A instalação do aparelho de ar condicionado em hospital deve seguir padrões determinados pela da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Norma ABNT NBR 7256 é a responsável por estabelecer as condições necessárias e leva em conta o ruído dos aparelhos, o índice de temperatura ideal, a velocidade do ar e a umidade relativa.

Além de tomar esses cuidados, é necessário sempre realizar a manutenção preventiva. Limpar os filtros e verificar as atuais condições de funcionamento do equipamento é fundamental para manter pacientes e funcionários seguros e livres de contaminações.