Ações e políticas públicas colocam Pindamonhangaba no Mapa do Turismo brasileiro

Na última semana, dirigentes regionais de turismo se reuniram no Senac de Campos do Jordão para a elaboração da primeira etapa do plano regional de turismo


Equipe do Departamento de Turismo de PindamonhangabaEquipe do Departamento de Turismo de Pindamonhangaba

O Departamento de Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba, depois de um trabalho que envolve o empenho de toda a equipe, vem obtendo resultados positivos para inserir o município na área do turismo. O primeiro passo foi integrar a cidade no Mapa do Turismo brasileiro, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, por meio da participação na Região Turística Mantiqueira Paulista.

Além doo fomento local, com a valorização do artesanato, a realização de festivais gastronômicos que resgatam a cultura popular - como o Festival Junino – foi um dos grandes destaques. De acordo com Ana Lúcia Gomes Araújo, diretora de Turismo,  também o projeto de envolvimento da comunidade por meio do "Conheça Pindamonhangaba", entre outras iniciativas, hoje colocam o município em condições de receber investimento na parte estrutural turística, via governo Estadual e Federal.

Na última semana, dirigentes regionais de turismo se reuniram no Senac de Campos do Jordão para a elaboração da primeira etapa do plano regional de turismo. O projeto visa a regionalização do turismo, como instrumento primordial no desenvolvimento das políticas públicas voltadas para essa área.

“A participação de Pindamonhangaba no plano regional de turismo vai resultar, entre outros vários benefícios, na destinação de recursos orçamentários, anualmente, para o desenvolvimento do turismo.”, disse a diretora Ana Lúcia.

Fazem parte, ainda, da Região Turística Mantiqueira Paulista, além de Pindamonhangaba, os municípios de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato e São José dos Campos, por meio do distrito São Francisco Xavier.

Plano Municipal - Em paralelo à regionalização, o Departamento de Turismo está trabalhando no Plano Municipal de Turismo que faz parte das etapas para Pindamonhangaba obter o título de Município de Interesse Turístico.

O título abrirá caminho para a cidade receber repasses  federais que também poderão ser utilizadas em investimentos mais expressivos como obras de infraestrutura para o turismo, tanto na área urbana quanto rural, tais como manutenção de estradas, revitalização de parques e da sinalização turística em toda a cidade, paisagismo, iluminação, construção e reformas de parques, teatro e museus, entre outras.