ACIT completa 118 anos de serviços em Taubaté

A história da ACIT está totalmente ligada ao desenvolvimento da cidade e figura de maneira expressiva nos diversos períodos econômicos vivenciados pelo país


Neste sábado, dia 04 de março, a Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT)  completa 118 anos de história. Trata-se de uma das mais antigas entidades comerciais do país, Dessa forma, a entidade surgiu para estimular o associativismo e o empreendedorismo.

A história da ACIT está totalmente ligada ao desenvolvimento da cidade e figura de maneira expressiva nos diversos períodos econômicos vivenciados pelo país.  A fundação da entidade deve-se a Felix Guisard que liderou um grupo de comerciantes para enfrentar as dificuldades apresentadas diante do cenário instalado com a crise do café, em 1899.

De acordo com o presidente da entidade, José Saud, o papel da Associação é atuar como um agente de desenvolvimento social, sempre em defesa da classe empresarial, com oferta de serviços que atendam às necessidades e anseios desse público. Segundo ele, a ACIT existe para  fazer com que a cidade se mantenha no topo da lista entre os municípios considerados como referência em comércio, indústria e prestação de serviços.

“A ACIT hoje conta com mais de 1200 associados da área do comércio e prestação de serviço. É um desafio diário oferecer serviços num cenário econômico desfavorável, em momentos de crise e buscando soluções para atender o interesse de cada um. Esse é o momento de nos mantermos unidos para estar sempre no topo.” ressalta José Saud, o 19º presidente à frente da ACIT.

Vale ressaltar que a capacitação faz parte da história da ACIT desde seu primeiro ano de existência, quando foi anunciada a criação do primeiro curso noturno sobre Direito e Geografia Comercial, naquela época já preocupada em oferecer treinamento para o mercado.