Abetre firma acordos de cooperação técnica com entidades portuguesas

Integrando missão do Ministério do Meio Ambiente a Portugal, Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes firmou parcerias de cooperação técnica com entidades lusitanas


A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) fez parte, em janeiro, de missão a Portugal liderada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales. Na oportunidade, firmaram-se três acordos de cooperação técnica com entidades de tratamento e destinação de resíduos daquele país.

"Portugal agrega grande expertise nas questões de resíduos tendo vencido etapa importante na erradicação de lixões, criação de aterros sanitários, waste energy, reciclagem e tratamento mecânico e biológico", explica Luiz Gonzaga, presidente da Abetre. "Essa aproximação e troca de conhecimentos proporcionarão grandes benefícios para o Brasil, mostrando-nos que as experiências exitosas no país podem, sim, ser adaptadas ao nosso universo".

Os acordos foram firmados com a Associação de Entidades de Valorização Energética de Resíduos Sólidos Urbanos (AVALER), Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA) e Associação Eco Parque do Relvão.

Ficaram estabelecidos mecanismos de cooperação técnica para o desenvolvimento de atividades relativas aos temas de gestão de resíduos e de sustentabilidade. As entidades têm grande experiência em projetos de economia circular e simbioses industriais, além de domínio em tecnologias, que podem ajudar o Brasil a vencer uma importante etapa no desenvolvimento de soluções para os problemas que temos no segmento de resíduos e efluentes.