Taubaté e Tremembé passam por desabastecimento nesta quarta, diz Sabesp

Um desvio das águas do rio Una para uma propriedade particular, provocado pelo assoreamento no leito do rio prejudicou a vazão do rio que abastece as duas cidades


Vista aérea parcial de TaubatéVista aérea parcial de Taubaté (Foto : Arquivo AgoraVale/Lucas Lacaz)O abastecimento de água nos municípios de Taubaté e Tremembé está comprometido nesta quarta-feira (13) devido a uma redução inesperada na vazão do Rio Una, segundo informou em nota a Sabesp. De acordo com a companhia deverá ser normalizado ao longo do dia.

A Sabesp esclareceu os órgãos ambientais foram acionados para verificar a situação. Foi constatado que houve desvio das águas do rio Una para uma propriedade particular, provocado pelo assoreamento no leito do rio. O DAEE e a Polícia Ambiental seguem percorrendo o rio Una para verificar se há outros problemas contribuindo para a baixa vazão.

Os trabalhos de remoção do material acumulado no leito do rio serão realizados na quarta-feira (13.09) e a previsão é de que o abastecimento seja normalizado no final do dia.

Ainda em nota, a Sabesp pede que os moradores de Taubaté e Tremembé evitem o desperdício e usem com muito controle a água armazenada nas caixas-d’água.

Casos de emergência devem ser informados pela Central de Atendimento Telefônico pelos números 195 ou 0800 055 0195, que atende 24 horas. A ligação é gratuita.