5 dicas para encontrar seu próximo imóvel pela internet

Tecnologia traz facilidades, mas requer alguns cuidados adicionais


A internet tem sido uma das principais formas de se buscar e comprar imóveis, movimento impulsionado por dispositivos móveis. Em 2018, 59% das buscas de imóveis estão sendo feitas em celulares, de acordo com o Google. Em todo o mundo, 20% das buscas já são feitas por voz. Com a tecnologia, fica mais fácil procurar um local para morar. Apesar disso, alguns cuidados são necessários para que você faça um bom negócio. Confira cinco dicas para encontrar seu próximo imóvel pela internet:

1 - Converse com um consultor de imóveis
A primeira dica é sempre buscar o máximo de informações possíveis. Um corretor é um profissional especializado que poderá te ajudar no desafio de encontrar um bom imóvel de acordo com suas necessidades por meio da internet. Segundo Guilherme Blumer, diretor nacional de marketing online da Brasil Brokers, é necessário analisar com cuidado as informações de cada anunciante e fazer muitas buscas. “O volume de ofertas é muito grande e a variação de preços pode ser discrepante”, diz. “Quanto mais informações você tiver, melhor será seu processo de escolha”, complementa.

2 - Busque em sites especializados
A busca pelo Google vai te trazer muitos resultados interessantes. No entanto, a chance de sucesso é ainda maior se você fizer pesquisas em sites especializados em venda e compra de imóveis. Esses portais, por exemplo, possuem uma especificidade maior de filtros e categorias, além de ser uma plataforma exclusivamente para este fim. Com essa medida, você terá mais foco durante a pesquisa por um imóvel para morar.

3 - Use a busca avançada
Normalmente, esses portais especializados possuem busca por localidade, número de cômodos, preços, tipo do imóvel, entre outros filtros. Quanto mais específico você for, mais sucesso você terá na empreitada de encontrar um local para morar. Para saber do que você precisa, portanto, é necessário que antes você faça uma lista com as características que você quer ter no seu próximo imóvel para que você possa preencher esses campos de busca.

4 - Tenha muita atenção às informações
Quando for pesquisar sua nova casa ou apartamento, tenha muita atenção aos detalhes do anúncio. Procure pela data da oferta e confirme se o preço disponibilizado está de acordo com o prazo estipulado pelo anunciante. Certifique-se que o local informado na descrição realmente é o local exato do imóvel (para atrair compradores, pode ser que o lugar informado não seja o exato, e sim o aproximado).

5 - Agende uma visita
A pesquisa pela internet é um passo muito importante para você selecionar os imóveis que mais gostou. Apesar disso, a visita ao imóvel é imprescindível para saber se o que você leu na descrição do anúncio e as fotos tiradas condizem com a realidade. Problemas estruturais também só são descobertos com um olhar mais atento e presencialmente.