5 cuidados com as instalações elétricas da sua casa

Corrente elétrica é coisa séria e exige cuidados com o manuseio de dispositivos conectados à energia


Microondas, chuveiro, televisão, carregadores, computador, ar condicionado... são tantos aparelhos eletrônicos em casa que é comum apresentarem algum tipo de problema em algum momento. A condução constante de corrente elétrica também obriga os indivíduos a ter um maior cuidado quando forem fazer algum tipo de alteração ou até mesmo no manuseio de itens conectados à tomada. Se houver negligência, há risco de acidentes e curto circuito. Abaixo, confira cinco dicas para evitar problemas com as instalações elétricas da sua casa:

1. Não exceda o limite do benjamim

Os conectores são muito úteis para colocar mais de um aparelho na tomada, mas eles possuem um certo limite de carga. Só conecte mais de um aparelho quando souber que eles possuem baixa potência quando juntos. Alguns equipamentos, como furadeira e lixadeira, gastam muita energia e  exigem cabo industrial de capacidade adequada para serem utilizados, por exemplo. Os riscos de sobrecarregar a tomada é ter superaquecimento, curto-circuito e até mesmo danificar os aparelhos.

2. Desligue a chave para fazer um reparo

Antes de fazer qualquer reparo elétrico, como consertar uma tomada ou um chuveiro, desligue antes o disjuntor no quadro de distribuição de energia da casa para bloquear a corrente elétrica. Se não souber qual é o disjuntor específico, a indicação é desligar a chave geral. Esse procedimento é indicado até mesmo para quem vai trocar uma lâmpada. Se as instalações elétricas tiverem problemas, pode haver algum risco.

3. Verifique a certificação dos produtos

Quando for comprar componentes elétricos como fiação e tomadas, sempre verifique antes se eles são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garantem a qualidade e segurança desses itens. Caso você opte por um produto não autorizado, os riscos são muito altos. Além de baixa eficiência energética e consequentemente maior gasto com a conta de luz, você corre o risco de levar choques e de haver curtos-circuitos.

4. Cuidado com a água

Aparelhos ligados à tomada, como secadores, precisam de um maior cuidado no banheiro. Eles podem se tornar condutores da corrente elétrica em contato com a água. Se isso acontecer, desligue imediatamente o aparelho. Não tente recuperá-lo de nenhuma forma alternativa: o melhor é levá-lo a uma assistência elétrica. Lá, os profissionais farão os reparos necessários. Também não apague incêndio em circuitos energizados porque a água é condutora de corrente elétrica e você pode levar um choque. Em contrapartida, desligue a chave e chame os bombeiros.

5. Fios devem ficar longe do calor

Mantenha sempre os fios longe de superfícies que emitem calor, como fornos ou lareiras. Isso porque o aquecimento pode provocar a degradação da capa isolante e provocar acidentes, já que os fios de energia estarão expostos. Nesses casos, vale salientar que você nunca deve tocar em fios desencapados ou rompidos.