12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve comemora 22 anos em Pindamonhangaba

A companhia é a única desta natureza em todo o território


A 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve de Pindamonhangaba celebrou nesta manhã de quarta-feira seus 22 anos de existência. A Companhia de Engenharia Aeromóvel localizada no município é a única desta natureza em todo o território nacional e tem como missão oferecer apoio de engenharia à 12ª Brigada de Infantaria Leve, no quadro de atuação da Força de Emprego Estratégico.

Fundada em 2 de dezembro de 1997 e efetivada em 1º de janeiro de 1998, a companhia vem proporcionando a mobilidade, assegurando a contramobilidade e fornecendo proteção às Forças Tarefas Aeromóveis, tornando-se fator multiplicador do poder de combate. É de responsabilidade desta companhia reconhecimentos especializados de engenharia, trabalhos de pequeno vulto em estradas e pontes, organização de terreno, reparos em instalações e assistência técnica.

O comandante, major Dan Milli Pereira destaca que desde o início de suas atividades, a 12ª Cia teve participação fundamental em diversas missões recebidas pelo Exército Brasileiro. "Ainda em 1998, ano de sua ativação, foi a Operação Parauapebas, no estado do Pará, onde ocorreram ações de garantia da lei e da ordem, afim de resolver os conflitos existentes entre fazendeiros e o Movimento Sem Terra", contou.

A mesma companhia já participou também de operação no complexo da Maré (RJ), no apoio oferecido ao Haiti, na segurança das visitas dos papas Bento XVI e Francisco à Aparecida, no apoio à Defesa Civil após a enchente em São Luiz do Paraitinga e em grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Recentemente, a 12ª Cia teve papel importante na Operação Bandeirantes, durante a greve dos caminhoneiros em 2018, realizando escoltas de comboios de carretas e caminhões com itens essenciais à população, e também esteve presente na intervenção federal no Rio de Janeiro.

Durante a celebração, houve entrega do diploma de Cidade Aeromóvel ao secretário de segurança pública de Pindamonhangaba, José Sodário Viana, que na ocasião representou o prefeito Isael Domingues. Também foram entregues diploma de Amigos da Companhia para pessoas que já contribuíram com a companhia.