São José tem redução de 37% nas mortes no trânsito em 2019

Prefeitura de São José dos Campos tem investido em campanhas educativas


São José dos Campos registrou queda de 37,1% nas mortes no trânsito na comparação entre o acumulado dos nove primeiros meses deste ano e o mesmo período de 2018. Os dados são do Infosiga, banco de dados do governo do Estado de São Paulo sobre acidentes de trânsito e foram divulgados nesta segunda-feira (21).

De acordo com o Infosiga, nos nove primeiros meses de 2018, a cidade registrou 35 mortes no trânsito, contra 22 no mesmo período de 2019. O balanço corresponde aos acidentes de trânsito nas vias urbanas, sob jurisdição municipal.

Na comparação com o mesmo período de 2016 a redução é ainda maior. Nos nove primeiros meses daquele ano, foram 47 mortes registradas no trânsito da cidade, o que representa uma redução de 53% na comparação com o mesmo período deste ano.

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, está investindo em campanhas educativas, como o programa Sinal de Gentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

Outras ações

Além do Sinal de Gentileza, a Prefeitura lidera o programa São José Unida, que reúne as forças de segurança, polícias rodoviárias Federal e Estadual, Bombeiros, Samu e Grau, para diversas ações em parceria como, por exemplo, blitze da Lei Seca e em bares da cidade.

Outra ação é o projeto Party, que reúne todos esses parceiros e alunos da rede pública para um dia de palestras sobre prevenção e consequências dos acidentes, além de uma visita na ala de acidentados no trânsito do Hospital Municipal.