Municípios da região firmam parceria com Governo do Estado para reduzir mortes no trânsito

Programa do Governo tem como objetivo reduzir pela metade as mortes no trânsito




O Governo do Estado de São Paulo firmou parceria com 13 municípios no programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que tem como objetivo reduzir pela metade o número de mortes no trânsito até 2020. Entre as cidades contempladas nesta etapa, estão Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Taubaté.

O convênio foi assinado na última quarta-feira (8) pelo governador Geraldo Alckmin com a presença dos prefeitos dos 13 municípios. O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.

Depois da assinatura, os municípios receberão auxílio para realização de uma melhor análise da gestão da segurança viária e, posteriormente, a criação de um Comitê de Segurança no Trânsito. Serão realizados diagnósticos e construídos planos de ação com medidas preventivas de acidentes, além da fiscalização e conscientização sobre a importância da direção defensiva.

"Nós temos uma meta, que é reduzir o número de mortes no trânsito e o número de acidentes. Afinal, a maior causa externa de morte é acidente rodoviário. É muito mais perigoso andar de carro ou moto que o risco do homicídio", afirma o governador. "É preciso descobrir onde são esses acidentes. É na auto estrada? É dentro da cidade? Já descobrimos que a maioria é dentro da área urbana ou nas proximidades da entrada da cidade", explica Alckmin.

Após identificar os locais dos acidentes, as cidades contempladas nos convênios poderão contar com melhorias de infraestrutura, como construção de passarela, alargamento de calçadas, iluminação, sinalização, como inclusão de nova faixa de pedestre, entre outros.

O objetivo do Governo é fechar 2017 com 52 novos municípios conveniados. O investimento, provenientes de multas do Detran.SP, será de R$ 100 milhões.

*Fonte: SP Notícias