Duplicação da Tamoios entra em nova fase com montagem do teleférico de carga

Equipamento utilizado pela primeira vez no Brasil está sendo montado com ajuda de um helicóptero


Equipamento reduzirá o impacto em cerca de 41 mil metros quadradosEquipamento reduzirá o impacto em cerca de 41 mil metros quadrados (Foto : Divulgação)

As obras de duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios chega a um novo estagio. De acordo com a concessionária, um teleférico agora está sendo montado para dar continuidade às obras está sendo montado. Depois de montado, o Cable Crane ficará em operação por cerca de 18 meses.Para esta etapa, é necessária a utilização de um helicóptero que atua na instalação de uma das torres do equipamento.

A primeira  torre tem 42 metros de altura e foi montada com apoio de um guindaste na altura do km 72, próximo à pista atual. A segunda, com 35 metros de altura, está sendo montada na altura do km 69, em um local de difícil acesso. A utilização do helicóptero e do Cable Crane evitam a construção de estradas de serviço, reduzindo o impacto em cerca de 41 mil metros quadrados- o equivalente a 5 campos de futebol de Mata Atlântica preservada.

O helicóptero, um modelo Air Bus EC 225, chegou à região no final de novembro e terá suas operações finalizadas neste mês de dezembro.  A previsão é de que o equipamento entre em operação em fevereiro de 2019, possibilitando a construção de um dos viadutos da obra e do maior túnel rodoviário do Brasil.

Para vencer a distância de cerca de 394 metros entre as duas torres do teleférico, será utilizado um cabo especial de 65 mm de diâmetro, que pode transportar até 20 toneladas de carga.

A obra de duplicação do trecho de Serra compreende 21,6 km de novas pistas com 8 viadutos, dois retornos e 4 túneis que, juntos, totalizam 12,8 km. O maior deles, com 5,5 km, será o maior túnel do Brasil.