Detran.SP realiza simulação de resgate, blitz e ações educativas no Vale do Paraíba

Ações da Semana Nacional de Trânsito convidam à reflexão sobre importância do comportamento responsável ao volante


O resgate de vítimas presas em ferragens em acidentes de trânsito é uma operação complexa, que exige preparo técnico, equipamentos modernos e trabalho coletivo dos bombeiros. Tudo isso visando minimizar os abalos emocionais e traumas físicos provocados por um grave acidente.

Essa operação delicada será simulada nos próximos dias 20, sexta-feira, às 10h, em frente ao Largo do Carmo, em Mogi das Cruzes e 21, sábado, às 10h, na Avenida Dr. Ariberto Pereira da Cunha, próximo a Unesp, em Guaratinguetá. A simulação é uma ação conjunta entre o Detran.SP e o Corpo de Bombeiros com objetivo de sensibilizar o público na Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o país.

Durante 40 minutos, os bombeiros do 17º Grupamento - Pelotão Shangai e do 11º Grupamento - Estação Aparecida utilizarão equipamentos cortantes para retirar uma vítima cenográfica de um carro. Toda a ação poderá ser acompanhada pelo público que costuma visitar o local.

Outras simulações de resgate ocorrerão durante a Semana Nacional de Trânsito na Capital e em cidades do Interior de São Paulo.

Haverá simulações em locais como o Parque da Juventude, em São Paulo; o Centro de Guarulhos; o Largo do Rosário, em Campinas; o Shopping Iguatemi, em Sorocaba; a Praça Rui Barbosa, em São José do Rio Preto; a Praça 9 de Julho, em Presidente Prudente; a avenida Independência, em Piracicaba; a Esplanada do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto; a Praça Saturnino de Brito, em Marília; o Largo do São João, em Avaré; o Passeio da Matriz, em Penápolis; entre outras cidades.

O salvamento veicular é o procedimento usado para localizar, acessar, estabilizar e transportar uma vítima presa no interior de um veículo, usando técnicas de desencarceramento e extração veicular.

Durante as simulações, o Detran.SP vai distribuir material educativo e realizar abordagens com foco na conscientização da população.

Ações na Capital e no Interior

A abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito será realizada neste dia 18, às 14h, na sede do Detran.SP, com o lançamento de material do MOBA (Programa Mobilidade Ativa) e as palestras "Educação Emocional no Trânsito", com o professor Rodrigo Ramalho; e "Os Comportamentos Humanos mais Letais no Trânsito e Como Mudar essa Realidade", com Aly Said Yassine, da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).

A abertura será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Detran.SP. Clique aqui para acompanhar: FacebookTwitter e Youtube.

Durante a semana, o Detran.SP realizará, em parceria com várias instituições, outras ações educativas na Capital e no Interior. No total, serão por volta de 400 atividades em todo o Estado de São Paulo, entre exposições de carros batidos, palestras em empresas e escolas, pedágios educativos, gincanas estudantis, atividades do Clube do Bem-te-vi, distribuição de materiais e simulações com óculos 3D.

Entre os destaques da semana na região estão blitz educativa durante a Vale Music Fest, em São José dos Campos, stand com ação tira-dúvidas e demonstração de etilômetro durante a FLIT (Feira Literária de Taubaté), gincana sobre o trânsito no Santuário de Nossa Senhora Aparecida com expectativa da participação de 6.000 alunos da rede pública municipal, além de exposições de carros batidos em locais de grande fluxo nos municípios de Jacareí, Mogi das Cruzes e Taubaté.

Sobre a Semana Nacional de Trânsito

Um dos objetivos é mostrar que o trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, convocando-as para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar de uma vez por todas a atitude.

Participe da Semana Nacional de Trânsito usando as hashtags #EuRespeitoaVida #SemanaDetranSP

Respeito à vida

O Governo de São Paulo, por meio do programa Respeito à Vida, promove e apoia mais de mil iniciativas em todo o Estado durante a Semana Nacional do Trânsito. A mobilização inclui ações de fiscalização e educação com foco na condução responsável e na cidadania em ruas e estradas.

Em outra frente, municípios desenvolvem projetos viabilizados por meio de convênios com o Governo do Estado para evitar acidentes e fatalidades. São R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas aplicadas pelo Detran.SP que já financiam mais de 8.500 intervenções de engenharia e ações de fiscalização e educação para o trânsito.

Serviço:

STAND TIRA DÚVIDAS

TAUBATÉ    

Dia 19, das 9h às 17h

FLIT (Feira Literária de Taubaté) - Em ação conjunta com a Secretaria de Mobilidade, o Detran.SP promove ação "tira dúvidas" para o público, com distribuição de materiais educativos e demonstração com etilômetro.          

OPERAÇÃO SENSIBILIZAÇÃO / SIMULAÇÃO DE RESGATE

MOGI DAS CRUZES

Dia 20/09, às 10h

Largo do Carmo (Rua Dr. Correa com Otto Unger)

GUARATINGUETÁ 

Dia 21/09, às 10h

Avenida Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, próximo a Unesp

BLITZ EM BARES

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Dia 21/09 - Duração: 1h30

Vale Music Fest

EXPOSIÇÃO DE CARROS BATIDOS

JACAREÍ, na Rodoviária (21/09 - das 8h às 12h)

MOGI DAS CRUZES, na Av. Julio Simões x Av. Henrique Peres, acesso ao Litoral Norte (18 a 25/09)

TAUBATÉ, na Praça Dom Epaminondas (18/09); Avenida do Povo (19); Shopping Via Vale Detran (21) e Shopping Taubaté  (22)

GINCANA SOBRE O TRÂNSITO

APARECIDA

Dia 25/9, das 9 às 14h

Santuário de Nossa Senhora Aparecida - expectativa de 6.000 alunos da rede pública municipal