Vysshaya Liga está salvando o futebol nessa pandemia

Leste europeu é a única região da Europa em que o futebol não parou


Antes da pandemia, quase ninguém fora da Bielorrússia saberia responder absolutamente nada sobre o futebol de lá. Mas, de repente, apareceu a Vysshaya Liga, conhecida no resto do mundo como Premier League da Bielorrússia, que atualmente é transmitida para 10 países diferentes. 

Com a covid-19 e o consequente isolamento social que ela trouxe, o futebol parou por toda Europa, exceto na Bielorrússia. E para quem estava na abstinência do esporte que tanto ama, foi um alívio poder acompanhar os jogos da liga. Alias, o próximo será na sexta-feira (29), entre Zhodina e Smolevich.

E como em todo lugar que tem bom futebol, tem brasileiro fazendo sucesso. Após sete rodadas, Gabriel Ramos, atacante com passagem pelas categorias de base de Bahia e Flamengo, tinha dois gols e três assistências. Além dele, também tem o Lipe Veloso (24), que é outro brasileiro no elenco do Torpeno Zhodina, clube que nunca conquistou a Vysshaya Liga, mas que nessa temporada está forte na briga pelo primeiro título.

"Assim que eu cheguei, fui direto para uma quarentena. Fiquei dez dias em um apartamento só vendo o médico do clube. Ele ia lá e media minha temperatura e me levava comida, eu já estava ficando maluco", conta bem humorado Lipe Veloso, sobre o período de isolamento assim que chegou ao país.

Durante conversa com o time do site de aposta Betway Esportes, o brasileiro jogador do Zhodina ainda falou da organização do time e o quanto se impressionou com o futebol que encontrou na Bielorrússia, do Centro de Treinamento à qualidade do jogo e dos treinadores, "é um futebol de força, um futebol tático e de velocidade", afirmou à casa de aposta esportiva online.

A Vysshaya Liga - Formada em meados da década de 90, a liga conta com 16 clubes que, na ordem de classificação da temporada desse ano, são: BATE Borisov em primeiro, Energetik-BGU em segundo, e em terceiro o Torpedo Zhodino, acompanhado de perto por Soligorsk. E ainda tem FK Slutsk, Isloch, Rukh, Dinamo Minsk, Dynamo Brest, Vitebsk, Slavia, Gorodeya, Neman Grodno, FK Minsk, Smolevichi e FK Belshina Bobruisk.

O Bate Borisov é o maior campeão entre eles com um total de 15 títulos - e que vez ou outra consegue chegar à fase de grupos da Champions League. Mas o líder em sites de aposta esportiva online da Bielorrússia no início da temporada era o Dinamo Minsk, atual campeão e que já levou sete taças.

O campeonato é disputado em dois turnos, com pontos corridos. O primeiro colocado se classifica para a pré-Champions, a eliminatória para definir quais serão os últimos times que conseguem entrar na fase de grupos. O segundo e terceiro vão para a Liga Europa. E outros dois times são rebaixados.

Mas, depois de cerca de dois meses em isolamento social, o futebol está voltando na Europa. Em países como a Alemanha, por exemplo, a Bundesliga retornou neste sábado (23), com Wolfsburg contra Borussia. A Liga Nos, em Portugal, será retomada em 4 de junho. Sem contar Polônia, Dinamarca, República Tcheca e Hungria, que também já estão com data para marcada para o retorno de seus jogos. Será que com todas essas voltas a Vysshaya Liga voltará para o anonimato?