Taubaté tem seis convocados para os Jogos Parapan Americanos de Lima

Cinco atletas e um treinador estão entre os convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Paratletismo terá quatro representantes e paraciclismo uma atleta


O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou nesta terça-feira (16), a lista completa oficial de paratletas convocados para defender o Brasil nos Jogos Parapan Americanos de Lima. A competição será disputada de 23 de agosto a 1º de setembro na capital peruana.

A equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, teve cinco paratletas convocados em duas modalidades - paratletismo e paraciclismo. 

No paratletismo, a equipe taubateana terá em Lima os seguintes paratletas:
André Rocha (classe F53 - Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento de Dardo)
Alessandro Rodrigo da Silva (classe F11 - Arremesso de Peso e Lançamento de Disco)
Felipe de Souza Gomes (classe T11- 100m e 400m)
Viviane Soares (classe T12 - 100m e 200m).

Foram convocados também os guias Jonas Alexandre e Newton Vieira, que competem com os paratletas Felipe Gomes e Viviane Soares, que são deficientes visuais.

No paraciclismo, a representante será Telma Bueno (classe C5). A taubateana disputará as provas de Pista, Estrada e Contra-Relógio.

O técnico Guto Nascimento, do Paratletismo, completa a lista como treinador dos arremessadores e lançadores da seleção brasileira.

Com esta convocação para o Parapan de Lima, o paradesporto da cidade de Taubaté dá um importante salto em se tratando dos jogos continentais. Em 2015, quando os Jogos Parapan Americanos foram realizados em Toronto, no Canadá, a equipe da cidade teve apenas um representante: André Rocha. Na ocasião, o paratleta conquistou a medalha de prata no Arremesso de Peso.

Para o treinador Guto Nascimento, a convocação dos cinco atletas, e abrangendo duas modalidades, mostra que o projeto Esporte Para Todos alcançou um nível de excelência único na região e também é referência no Brasil. "Ter esses nomes dos nossos atletas na lista é de enorme alegria para todos os envolvidos com o paradesporto na cidade de Taubaté. Mostra que o trabalho bem feito rendeu frutos no esporte de alto rendimento, e isso é motivo para toda a cidade se orgulhar.", comentou.

Arremessadores querem dobradinha de Ouros
Principais nomes do time taubateano de Paratletismo, André Rocha e Alessandro da Silva partem ambos para o segundo Parapan de suas carreiras. Em 2015, em Toronto, André Rocha disputou apenas o Arremesso de Peso, ainda competindo na classe F54 (atualmente compete na F53), e conquistou a medalha de prata.

Já Alessandro da Silva foi medalha de ouro no Lançamento de Disco e no Arremesso de Peso em Toronto, e para este ano, mira defender seus dois títulos Pan Americanos. "Estamos tendo um ano de trabalho muito intenso, treinando forte e quero buscar o bicampeonato Pan Americano nas duas provas.", comentou o paratleta.

André Rocha e Alessandro da Silva são treinados pelo professor Guto Nascimento.

Os velocistas Felipe de Souza Gomes e Viviane Soares são treinados por Fábio Dias.

A paraciclista Telma Bueno também é treinada por Guto Nascimento.

Embarque da delegação
A paraciclista Telma Bueno embarca para Lima no dia 16 de agosto. Os paratletas Felipe Gomes e Viviane Soares embarcam juntamente com seus guias no dia 18 de agosto. O técnico Guto Nascimento, André Rocha e Alessandro da Silva embarcam dia 19 de agosto.

Brasil contará com delegação recorde para Lima
Serão 512 integrantes na missão brasileira, sendo 337 atletas, entre os quais atletas-guias, calheiros, goleiros e pilotos, que não possuem deficiência, de 23 estados e do Distrito Federal em 17 modalidades. 

Este número representa um acréscimo de 24% em relação ao time que ostentou o pavilhão nacional na última edição do Parapan, na cidade canadense de Toronto, em 2015.

O Brasil busca repetir o feito das três últimas edições dos Jogos continentais. Desde 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio 2007, em Guadalajara 2011 e Toronto 2015. Neste último, conquistamos 257 medalhas, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.