Taubaté/FAB/UNITAU vence o BM Ovalle na estreia do Sul-Centro de Clubes de Handebol Masculino

Jogando diante de sua torcida, taubateanos batem o time chileno e lideram Grupo A do torneio continental


Começou nesta quarta-feira, 22/05, a edição 2019 do Campeonato Sul-Centro Americano de Clubes de Handebol Masculino. Reunindo oito equipes de Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, o torneio está sendo disputado em Taubaté (SP), no ginásio do CEMTE.

O Campeão do Sul-Centro Americano de Clubes de Handebol Masculino será o representante do continente na disputa do Super Globe, que é o Mundial de Clubes de Handebol masculino.

Atual Campeão continental, o Taubaté/FAB/UNITAU estreou nesta quarta-feira, 22/05, no torneio e com boa vitória sobre o BM Ovalle (CHI) por 37 a 14 (21 a 04 no primeiro tempo). A equipe taubateana está em busca de seu 6º título da competição.

O primeiro tempo começou com o Taubaté em ritmo muito forte, impondo uma defesa agressiva e jogadas bem articuladas com os pontas no ataque. O time taubateano não deu chances aos visitantes, e num primeiro terço de período quase perfeito, chegou a abrir 7 a 0. O Ovalle só foi marcar seu primeiro gol aos 11 minutos de jogo.

Com grande atuação do ponta esquerda Alemão, principal goleador da equipe na primeira etapa, o Taubaté manteve um jogo defensivo muito sólido, forçando erros de passe do time chileno, e aproveitando as bolas de contra-ataque. Com clara superioridade física, o Taubaté abriu ótima vantagem e terminou o primeiro tempo vencendo por 21 a 04.

O segundo tempo começou bastante movimentado, com o BM Ovalle buscando trabalhar melhor suas bolas ofensivas. Pelo lado do Taubaté, o técnico Marcus Tatá promoveu a entrada de vários atletas que estavam no banco, promovendo um rodízio e também variações táticas ao longo do jogo. Mesmo com as várias alterações, o Taubaté manteve o bom jogo defensivo e ampliou a vantagem no marcador principalmente com as bolas de contra-ataque. Os taubateanos mantiveram a melhor postura em quadra e confirmaram a vitória por 37 a 14.

O artilheiro do jogo foi o ponta Alemão, do Taubaté/FAB/UNITAU, com 8 gols anotados.

Após a partida, o goleiro Maik avaliou a estreia do time taubateano: "Entramos a 100 por hora na competição e no jogo. Abrimos uma grande vantagem no primeiro tempo, colocamos nosso ritmo em quadra e conseguimos manter o ritmo de gols no segundo tempo. Um ponto negativo foi que tomamos mais gols no 2º tempo, mas faz parte depois de um primeiro tempo muito bom, o relaxamento é normal. Hoje o que fez a diferença para nós foi a defesa e os contra-ataques, com finalização limpa e ótima eficiência nos arremessos. Foi importante estrear com vitória, sabíamos que hoje era um adversário mais frágil, amanhã teremos mais dificuldades com certeza contra o Colegio Alemán, e com a UNLU será um jogo ainda mais difícil. Mas é um passo de cada vez", comentou.

Com a vitória, o Taubaté começa o Sul-Centro Americano com a liderança do Grupo A, empatado com a UNLU (ARG), que também venceu seu primeiro jogo. Os taubateanos ficam na frente por terem feito melhor saldo de gols.

Próxima rodada: As equipes do Grupo A voltam a jogar nesta quinta-feira, 23/05, pela 2ª rodada da primeira fase. O BM Ovalle (CHI) joga contra a UNLU (ARG) às 14h00. O Taubaté/FAB/UNITAU encara o Colegio Alemán (URU) às 20h00.

Transmissão: O Sul-Centro Americano de Clubes de Handebol Masculino está sendo transmitido ao vivo pela internet na TV Nsports (http://hand.tvnsports.com.br)

SERVIÇO
Campeonato Sul-Centro Americano de Clubes de Handebol Masculino
1ª Rodada / Grupo A
Taubaté/FAB/UNITAU (BRA) 37x14 BM Ovalle (CHI) 
Data: 22/05/2019
Horário: 20h00
Local: Ginásio do CEMTE (Ac. Mun. Francisco Alves Monteiro, s/n - Parque Sr. do Bonfim, Taubaté-SP)