São José inicia terça-feira a luta pelo tri dos Jogos Abertos

Com o título de bicampeã dos Jogos, São José deverá sofrer a pressão de cidades rivais


A maior delegação da história da cidade nos Jogos Abertos do Interior, com 449 atletas, começa a viajar para a cidade de Marília, a 521 quilômetros de São José, a partir de terça-feira (12), com uma missão: buscar o tricampeonato da competição.

São José conquistou o título em 2017, nos Jogos disputados na região do ABC. Em 2018, veio o bicampeonato, em São Carlos, com uma delegação de 432 atletas. Desta vez, irão 237 no masculino e 212 no feminino que, somados aos 101 integrantes das comissões técnicas, formam uma delegação de 550 pessoas.  

Entre os dias 12 e 22, as equipes joseenses estarão disputando todas as 29 modalidades com 50 equipes que foram pré-classificadas na edição de 2019 ou que se classificaram nos Jogos Regionais de Ilhabela/São Sebastião, realizados no mês de julho passado. Só não estarão em Marília o futebol masculino, o vôlei de praia feminino e o tênis de campo masculino.

Segundo a coordenação geral da delegação, São José vai com dois objetivos aos Jogos. Além de conquistar o tricampeonato, a meta é que as equipes que não pontuaram em 2018 apresentem evolução.

Nas 50 equipes, estão 137 atletas do alto rendimento. Outros 187 pertencem ao Programa Atleta Cidadão e fazem parte de uma experiência recente, que está sendo bem sucedida, que consiste em um maior aproveitamento dos atletas da base nos Jogos Regionais e Jogos Abertos.

Os outros 125 atletas integram equipes pontuais, que representam a cidade nessas duas competições, porém sem vínculo durante o restante do ano.

Rivalidade

Com o título de bicampeã dos Jogos, São José deverá sofrer a pressão de cidades rivais. As principais adversárias deverão ser Santos, que irá com 44 equipes, Sorocaba, com 46, São José do Rio Preto, 45, e a cidade-sede, Marília, que estará em 47 modalidades.

No ano passado, São José foi campeã com 260 pontos, seguida de São Bernardo do Campo, com 204 e de Santos com 186. Neste ano, porém, São Bernardo irá aos Jogos com apenas 24 equipes.

Embarque

Toda a estrutura de apoio para a delegação já começou a ser transportada para Marília. Camas e colchões, uma cozinha completa, equipamentos de fisioterapia, lavanderia e outras facilidades estão sendo transportadas por carretas.

Na terça-feira, às 6h30, segue o primeiro grupo de atletas, com 184 integrantes. Os demais viajarão à medida que suas competições sejam iniciadas.

Duas modalidades serão disputadas em outras cidades. O atletismo ficará em Bauru e o badminton na cidade de Pompeia.

O esporte da cidade conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal) e do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).