Paratletas de Taubaté conquistam 13 medalhas e duas quebras de Recorde no Open Internacional

Equipe taubateana manteve bom rendimento na competição diante de estrangeiros. Recordes vieram nos 100m rasos e lançamento de disco feminino


Aconteceu no último fim de semana, de 25 a 28 de abril, mais uma edição do Open Grand Prix Internacional Loterias Caixa de Paratletismo. A competição faz parte do circuito mundial de meetings promovido pelo Comitê Paralímpico Internacional.

As disputas da etapa brasileira aconteceram na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, compareceu com seus principais paratletas e conquistou um total de 13 medalhas: 5 de Ouro, 6 de Prata e 2 de Bronze. O time também trouxe duas quebras de Recorde Brasileiro na bagagem.

Bons resultados na pista
A velocista Viviane Soares foi um dos destaques da equipe do Programa Esporte Para Todos. Ainda na quinta-feira, 25/04, ela disputou a bateria semifinal dos 100m rasos (classe T11, para atletas com deficiência visual). Ela venceu a bateria com o tempo de 12s17, estabelecendo assim o novo Recorde Brasileiro da prova nesta classe. Na final dos 100m rasos, Viviane conquistou a 2ª colocação, com 12s56.

Viviane também disputou a prova dos 200m rasos, onde foi Campeã com o tempo de 25s24.

No masculino, as conquistas vieram com o velocista Felipe de Souza Gomes. Competindo também na classe T11, para atletas com deficiência visual, ele conquistou a Prata nos 100m rasos, com o tempo de 11s31. Felipe também conquistou a Prata nos 400m rasos, com o tempo de 54s01.

Recorde no Lançamento de Disco
Nas provas de força, o grande destaque da equipe Esporte Para Todos nesta edição do Open Grand Prix Internacional de São Paulo foi Julyana Cristina, da classe F57. No Lançamento do Disco, ela foi 2ª colocada, com a marca de 26,54m, melhorando o Recorde Brasileiro da prova, que já era dela, em 41cm.

Julyana também disputou o Arremesso de Peso, onde também conquistou a medalha de Prata, com a marca de 8,78m.

Alessandro da Silva, da classe F11, entrou no Open Grand Prix de São Paulo já com vagas garantidas para os Jogos Para Pan Americanos (no lançamento de disco e no arremesso de peso) e para o Campeonato Mundial de Paratletismo (no lançamento de disco) deste ano. Nem por isso deu mole aos adversários. Alessandro manteve o bom momento e trouxe duas medalhas de Ouro. No Lançamento do Disco, ele venceu com a marca de 43,11m. Já no Arremesso de Peso, ele venceu a prova com a marca de 12,76m.

O atual Recordista Mundial do Lançamento do Club, Rafael Matheus (classe F31), também manteve o domínio na prova e conquistou a medalha de ouro com a boa marca de 28,27m.

E fechando as medalhas taubateanas nas provas de arremessos, Jaqueline Gonçalves foi 3ª colocada no Arremesso de Peso (F38), com a marca de 8,16m.

O experiente paratleta Júlio César Leite também competiu, e foi 6º colocado no Lançamento do Disco (F56), com 24,81m;6º no Lançamento de Dardo (F56), com a marca de 24,44m; e 6º no Arremesso de Peso (F56) com 7,91.

Saltadores conquistam bons resultados
Nas provas de salto, o grande destaque foi para Michel Gustavo, que foi Campeão do Salto em Distância na classe F47, com a marca de 6,99m. O resultado tem importância histórica, pois é a melhor marca de um paratleta brasileiro no Salto em Distância em todos os tempos, englobando todas as classes do paratletismo. O resultado também mantém Michel na liderança do Ranking Mundial do Salto em Distância em sua classe.

Também no Salto em Distância, mas na classe T38, Kaian Silva foi o 3º colocado, com 4,14m. 

No Salto em Distância feminino, Jaqueline Gonçalves foi 2ª colocada com a marca de 3,74m.

Próxima competição: Os paratletas da equipe Esporte Para Todos voltam a competir no mês de junho. A equipe estará na 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Paratletismo, principal circuito de meetings do Paratletismo brasileiro. As disputas serão de 07 a 09 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.