Oree faz 20 anos e abre evento para especiais nesta segunda-feira

Na edição dos seus 20 anos, a Oree terá mais de 1.600 participantes entre a próxima segunda-feira e o sábado


Mais de 1.600 pessoas irão participar, entre hoje (4) e sábado (9), da vigésima edição da Oree (Olimpíada Recreativa Esportiva Especial). O evento, realizado anualmente no mês de novembro, é exclusivo para PCDs - pessoas com deficiências físicas, intelectuais ou sociais -, idosos e portadores de outros tipos de necessidades especiais.

O objetivo da Oree é desenvolver o espírito olímpico. Na sequência, busca-se também a inclusão social e a quebra da rotina doméstica desse público com uma atividade prazerosa.

O evento será realizado em quatro locais: Sesc (Serviço Social do Comércio), na região central, Centro Comunitário Vila Industrial (leste), Centro Esportivo Mário Weiss e Centro da Juventude (ambos na região sul). A entrada é livre.

A Oree fecha as atividades do ano do Programa de Bem Com a Vida, promovido pela Prefeitura, que atende entidades assistenciais, os Caps (Centros de Atenção Psicossocial), asilos e Casas do Idoso.

Também participarão alunos especiais da Rede de Ensino Municipal, turmas de PCDs dos centros poliesportivos Vila Tesouro, Altos de Santana e Jardim Cerejeiras, do Centro Comunitário Vila Industrial e pessoas atendidas por entidades como Asin (Associação Síndrome de Down), Sorri - SJCampos, que realiza programas de reabilitação profissional, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), entre outras.

Atividades

Neste ano, serão realizadas nove atividades, entre esportivas e recreativas. Na abertura oficial, terça-feira (5), às 17h30, no Sesc, acontecerá o Festival de Dança, que terá oito equipes inscritas - com um total de 90 participantes - e outras três convidadas, sendo duas formadas por turmas de unidades esportivas da Prefeitura e uma do Jori (Jogos Regionais do Idoso).

A programação esportiva também inclui provas de natação, atletismo, bocha, jogos de mesa, voleibol, futsal e lutas, envolvendo 620 atletas. Enquanto isso, as atividades recreativas atenderão 877 pessoas nos períodos da manhã e tarde. O total é de 1.587 inscritos, porém é normal a inclusão de mais participantes até o início da Olimpíada. Nas provas esportivas, serão premiados com medalhas os três primeiros colocados.

Uma equipe com cerca de 60 profissionais, principalmente professores de educação física, irá trabalhar no evento. Uma das atrações são os brinquedos para atividades recreativas criados e confeccionados por professores da Divisão de Recreação e Lazer da Prefeitura, que trabalham com esse público durante o ano todo.

20 anos

A 20ª Olimpíada Recreativa Esportiva Especial (Oree), criada em 1999, é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Divisão de Recreação e Lazer da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, juntamente com a organização social São José Desportivo.  

Programação

  • Dia 4 (segunda-feira)

Natação - Às 13h30, no Centro Comunitário Vila Industrial - Praça José Molina s/nº - Vila Industrial

  • Dia 5 (terça-feira)

Abertura oficial e Festival de Dança - Às 17h30, no Sesc - Avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 - Jardim São Dimas

  • Dia 6 (quarta-feira)

Atletismo - Às 8h, no Centro Esportivo Mário Weiss - Praça Bahia de São Salvador, 342 - Jardim Vale do Sol

Voleibol - Às 13h30, no Sesc

  • Dia 7 (quinta-feira)

Jogos de mesa e bocha - Às 8h, no Sesc

  • Dia 8 (sexta-feira)

Atividades recreativas - Às 8h e às 13h30, no Centro da Juventude - Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América

  • Dia 9 (sábado)

Lutas - Às 10h, no Sesc