O São Paulo pode fazer muito mais nessa temporada

O atual treinador, Cuca, foi campeão brasileiro pelo Palmeiras em 2016...


Ainda que o São Paulo tenha terminado a temporada passada entre os classificados à Libertadores com um quinto lugar no Brasileirão, ficou entre a torcida a sensação de que o time poderia ter ido bem mais longe. E eles não estavam errados.

Em 2018, o São Paulo começou o Brasileirão com uma campanha bem forte. Inicialmente com a ajuda de Éder Militão, que saiu no meio da temporada para se juntar ao clube português Porto, ele chegou a ocupar as primeiras colocações do campeonato em algumas semanas. Entretanto, o rendimento do time foi declinando perto do fim da temporada enquanto seus rivais, Palmeiras e Flamengo, seguiam o caminho contrário.

Logo depois, vieram Internacional e Grêmio para ultrapassar o São Paulo na tabela. E assim a distância de apenas um ponto entre o Tricolor e os então líderes do campeonato, Palmeiras, na vigésima-sétima rodada do Brasileiro fechou em 17 pontos no fim do torneio.

Fonte SPFC badge - Tales.ebnerFonte SPFC badge - Tales.ebner

O início do ano do São Paulo começou também de forma não tão promissora. O time trocou de técnico duas vezes já no primeiro semestre da temporada, saindo de André Jardine para Vagner Mancini; e de Mancini para o técnico atual, Cuca. Nesse meio de tempo, o time foi eliminado da Libertadores já na fase preliminar com derrota de 2 a 0 no agregado para o Talleres, da Argentina. Além disso, o clube perdeu a chance de acabar com um jejum de 14 anos ao serem derrotados na final do Campeonato Paulista pelo Corinthians.

Entretanto, o ano está longe do fim. Temos ainda o Brasileirão no horizonte, e uma correção a ser feita pelo Tricolor Paulista também pode acontecer.

As chances do São Paulo de alcançar tal objetivo, de acordo com o prognostico de futebol da Betfair, não são lá das melhores. Mas também não é impossível, considerando as próprias forças são-paulinas e as condições dos seus atuais rivais a um potencial título do Brasileiro.

Uma olhada pelo calendário dos rivais do Tricolor mostra que os mesmos podem ter as atenções divididas pelo resto do ano. Palmeiras e Flamengo ainda em três frontes diferentes de batalha, juntando a disputa no Campeonato Brasileiro com compromisso na Copa do Brasil e na Copa Libertadores. O Santos, que pode despontar como um rival, também se mantém vivo na copa de nível nacional.

Fonte: Spfc x avai por OnjacktallcucaFonte: Spfc x avai por Onjacktallcuca

E enquanto que o elenco dos supracitados possa até ser superior ao do São Paulo, os nomes que o time do Morumbi mantém na equipe possuem talento e experiência na hora de ganhar títulos. O atual treinador, Cuca, foi campeão brasileiro pelo Palmeiras em 2016; e ganhou a inédita Libertadores do Atlético Mineiro em uma campanha digna de livro em 2013.

Entre os jogadores, o meio-campista Hernanes fez história no próprio São Paulo ganhando os títulos do Brasileirão em 2007 e 2008, antes de partir para a Itália para seguir sua vitoriosa carreira. O atacante Éverton foi peça chave na campanha do título do Flamengo na mesma competição em 2009. O meia Tchê Tchê era um dos principais jogadores de Cuca em 2016 no Palmeiras.

Esses são apenas alguns dos principais fatores que podem levar o São Paulo a surpreender e superar as estatísticas. É de se atentar que o Campeonato Brasileiro se trata de uma maratona, não de uma corrida; e que nem sempre será possível manter um ritmo forte ao longo de todo o percurso. Mas desde que as lições da temporada passada tenham sido aprendidas, o Tricolor já mostrou potencial para a campanha. Só falta realiza-la!