Pinda sedia 'Meeting de Base' da Confederação Brasileira de Judô

O 'Meeting de Base' acontecerá nesta quinta (19) e sexta-feira (20), no Colônia Plaza Hotel, em Pinda


A Confederação Brasileira de Judô realizará dois campeonatos com atletas das classes Sub 18 e Sub 21 de todo o Brasil. O 'Meeting de Base' acontecerá nesta quinta (19) e sexta-feira (20), no Colônia Plaza Hotel, em Pindamonhangaba.

A competição tem como objetivo selecionar atletas para participar dos treinamentos com a Seleção Brasileira e iniciar o ciclo olímpico visando as olimpíadas do Tóquio 2020 e também os Jogos de 2024. O campeonato reunirá os 8 melhores de cada categoria de peso em cada uma das classes.

Ao todo, serão 253 atletas de 23 Federações Estaduais de todo o país. São Paulo é a federação com maior número de inscritos, com 103 atletas, seguido de Rio de Janeiro, com 25 atletas, e Rio Grande do Sul, com 23. A competição contará com atletas de todas as regiões do Brasil.

O campeonato foi pensado no formato do 'World Masters' da Federação Internacional de Judô que reúne os melhores classificados do Ranking Mundial em cada categoria de peso. Como o Ranking Nacional das Categorias de Base se teve um evento com pontuação até o momento – a Seletiva das Equipes de Base realizada em novembro do ano passado -, se classificaram os oito melhores de cada categoria para o Meeting. Por conta de desistências entre os judocas automaticamente classificados, a comissão técnica das seleções das equipes de base indicou, atendendo aos critérios técnicos, outros atletas para preencher as vagas em aberto.

Os combates começam às 9h de quinta (19), mesmo dia em que acontecem o credenciamento e o sorteio das chaves do Júnior (Sub 21). As lutas do Sub 21 começam às 9h de sexta-feira (20). Todos os eventos são realizados no Hotel Colonial Plaza, em Pindamonhangaba.

Depois da disputa da competição nacional, haverá um Treinamento de Campo. Os atletas do Sub 18 ficam até o próximo dia 23. Os do Sub 21 terão atividades até o próximo dia 28 em conjunto com a seleção principal durante os últimos cinco dias.