Larissa Oliveira representa Taubaté no Brasileiro de Natação Paralímpico

Os melhores atletas, clubes e técnicos receberão valores em dinheiro


Larissa OLiveira, paratleta nascida em Pindamonhangaba, mas que recebe apoio do projeto Esportes Para Todos, de TaubatéLarissa OLiveira, paratleta nascida em Pindamonhangaba, mas que recebe apoio do projeto Esportes Para Todos, de Taubaté (Foto : Crédito: Daniel Zappe/CPB)

A paratleta Larissa Oliveira representa Taubaté neste fim de semana no Campeonato Brasileiro de Natação, segundo confirmou o Comitê Paralímpico Brasileiro. O evento reunirá 259 paratletas de 72 clubes de todo o país em três dias de disputas na piscina do CT Paralímpico em São Paulo.

A partir desta sexta-feira, 19/10, paratletas de todo o Brasil competem no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação Paralímpica. O evento será realizado na piscina no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até o domingo, 21/10.

A equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, será representada pela nadadora Larissa Oliveira, na classe S6. Ela disputará quatro provas: 50m borboleta, 100m peito, 100m costas e 200m medley.

A grande novidade do Campeonato Brasileiro ficará por conta das premiações. Os melhores atletas, clubes e técnicos receberão valores em dinheiro. O total de premiações distribuído será de cerca de R$ 65 mil. A intenção do Comitê Paralímpico Brasileiro é a de estimular a competição entre os clubes que compõem o cenário da natação paralímpica nacional.

"O mais importante deste Campeonato Brasileiro Loterias Caixa será a valorização aos clubes. Como estamos no fim da temporada é um momento em que os atletas conseguem nadar mais provas, com a intenção de pontuar mais, e por isso teremos uma competição bastante acirrada pelas premiações", disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A primeira edição do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação contará com os oito melhores atletas no ranking nacional em cada prova. O torneio é organizado pelo CPB e servirá como preparação para a próxima temporada.

Em 2019, dois são os maiores desafios internacionais da modalidade: o Campeonato Mundial, em Kuching, na Malásia, de 29 de julho a 4 de agosto, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, de 23 de agosto a 1º de setembro.